Slide1 l.jpg
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 11

Ideologia PowerPoint PPT Presentation

Ideologia

Download Presentation

Ideologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Slide1 l.jpg

“A Ideologia reúne idéia e prática em uma lógica dissimuladora. Para enfrentá-la, é preciso desenvolver o espírito crítico “


Slide2 l.jpg

A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias.Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".


Slide3 l.jpg

Karl Marx iria desenvolver uma teoria da ideologia concebendo-a como uma forma de falsa consciência cuja origem histórica ocorre com a emergência da divisão entre trabalho intelectual e manual. É a partir daí que surge a ideologia, derivada de agentes sociais concretos que autonomizariam o mundo das idéias e assim inverteriam a realidade.


Slide4 l.jpg

Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx, outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", Vários pensadores desenvolveram análises sobre o conceito de ideologia, tal como Karl Mannheim, Louis Althusser, Paul Ricoeur.


Slide5 l.jpg

Hoje, naturalmente a ideologia é usada no senso comum contendo o sentido de conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.


Slide6 l.jpg

Na sociedade umas das formas mais evidentes da ideologia é apresentada quando falamos de pátria pois a pátria não é apenas espaço físico; é sobretudo criação coletiva .Juntos os homens elaboram a “sua “ pátria matriz cultural. Como agem movidos pôr idéias e elaboram idéias sobre situações concretas, manifestam sua concepção de pátria de acordo com modelos gerais de condutas que são os valores.Os valores dão significado e orientam as relações sociais E é aí que entra a ideologia que é a representação deste convívio pátrio justificando as condições dessa convivência inclusive a participação na vida política do país.


Slide7 l.jpg

Ela possui a capacidade de representar a realidade, criando imagens e conceitos que dão significados ás relações sociais objetivas trabalhando com símbolos e criações mentais. Um exemplo é a conotação da pátria-mãe , que conota proteção e amparo a todos os cidadãos, como se não existissem diferençasde tratamento e assistência aos problemas sociais:menor, mãe solteira, invalidez por doença, desemprego ,mendicância crime e marginalidade .


Slide8 l.jpg

Um exemplo desta forte ligação entre ideologia e política é a participação do povo em eleições ou no desencadear de um processo de impeachment quando o povo vai contra os valores de justiça, liberdade e igualdade do governo.


Slide9 l.jpg

Podemos também notas nesta era de racionalidade tecnológica que a ciência e a técnica tem facilitado novas formas de dominação legitimando-as .Ambas impõe-se como ideologia. A ciência moderna gera um saber tecnicamente manipulado destinado a fins políticos pragmáticos. Desse modo cresceu a interdependência entre ciência e técnica aumentou a ação intervencionista do Estado na economia e ocorreu a despolitização das massas.Pelo avanço técnico científico processo material alcançado e tem alimentado a ideologia do desenvolvimento das nações


Slide10 l.jpg

Tudo isso mostra a tamanha importância da ideologia em nossa sociedade, agindo como um instrumento do processo de dominação na medida em que homogeneiza as diferenças individuais e a desigualdade entre as classes sociais


Slide11 l.jpg

Professor Antônio Carlos Prestes Rodrigues


  • Login