Download
1 / 17

Introdução Perfil dos respondentes Resultados - PowerPoint PPT Presentation


  • 70 Views
  • Uploaded on

Projeto O Processo para construção de valor para sua empresa .

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Introdução Perfil dos respondentes Resultados' - angelo


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Projeto

O Processo para construção de valor para sua empresa

Criado em 2009 na Amcham Belo Horizonte, o projeto tem como objetivo disseminar conteúdo diferenciado sobre a captação de recursos no Brasil por meio da reunião de empresas com perfil para a realização de IPO. Este ano foram cinco eventos regionais, durante os quais executivos das empresas dentro do perfil escolhido debateram com especialistas os desafios e obstáculos encontrados no processo de abertura do capital das empresas nos aspectos organizacional, financeiro e jurídico.

A ampliação do programa para outras cidades tem como objetivo atender às companhias que se destacam em seus mercados, e que consideram abrir o capital para financiar suas estratégias de crescimento e resultados para custear aquisições ou expansão no mercado. Participaram mais de 250 empresas que têm como objetivo iniciar uma preparação para o processo de IPO em um prazo entre 24 e 36 meses.

Introdução

Perfil dos respondentes

Resultados

Conteúdo


Pesquisa

Mercado de capitais: sua empresa está preparada?

A pesquisa, uma parceria inédita entre Amcham-Brasil juntamente com Ernst & Young Terco, BM&FBOVESPA, Goldman Sachs, Totvs e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, apresenta percepções de presidentes e executivos-chave brasileiros sobre o grau de preparação das empresas no País para acessar o mercado de capitais e investidores diversos.

O levantamento foi conduzido entre agosto e outubro de 2010, em cinco relevantes cidades do País (Recife, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Campinas) com um total de 106 representantes de diversos segmentos, entre os quais se destacam os setores automotivo, químico e petroquímico, construbusiness, agronegócios, comércio atacadista, vestuário, tecnologia e bens de consumo.

Conteúdo


Perfil dos respondentes

  • 70% dos cargos de confiança das empresas pesquisadas são compartilhados entre profissionais de mercado e membros da família ou ocupados por profissionais do mercado sob a presidência de membro da família.

  • Concentração de 46% entre R$ 101 e R$ 500 milhões de faturamento anual livre de impostos, tendo como base dezembro de 2009.

  • 30% possuem entre 1001 e 5000 colaboradores diretos.

  • 29% possuem entre 101 e 500 colaboradores diretos.



Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Processos

A empresa possui sistema de tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) para integração de áreas e processos? (operacional, financeiro e contábil)

63% dos respondentes apontam que já possuem um sistema integrado maduro, sendo que todas as regiões pesquisadas apresentam a mesma tendência.

Base consolidada: 106

Quando questionados em pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda da empresa pensando no crescimento dos negócios, os respondentes reforçam o tema dos processos e gestão como algo crucial: “melhoria na gestão de processos da empresa é fundamental”


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Recursos

Quais os tipos de recursos que a empresa utiliza para alavancar seu crescimento?

Entidades de fomento e bancos de varejo são os recursos que as empresas mais utilizam para alavancar os negócios.

O grande risco está ligado ao fato de que esses recursos são fontes limitadas e geram impacto no endividamento total das empresas.

Base consolidada: 106

Curitiba, Porto Alegre e Recife seguem a mesma tendência Brasil.Goiânia inverte o quadro: o endividamento padrão via bancos de varejo aparece com 52% e o financiamento via bancos/entidades de fomento (BNDES, BID, entre outros) com 33% das respostas.

Campinas aparece com 35% para ambos os recursos.


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Endividamento

Qual o percentual de endividamento na estrutura de capital da companhia em Dezembro de 2009?

As cidades pesquisadas apresentam as mesmas variações do resultado consolidado – maior concentração entre 10% e 25% no período questionado. Porém, também existem tendências tanto para respostas abaixo de 10%, como acima de 50% de endividamento.

Base consolidada: 106

Os resultados demonstram o contraponto das diferentes fases do crescimento das empresas pesquisadas e o acesso ao mercado de capitais, sendo que as empresas de Goiânia apresentam esses opostos de forma mais evidente, com 33% abaixo de 10%, e 30% acima de 50% do capital comprometido.

25% dos respondentes em Campinas apontaram acima de 50% do capital endividado.


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Índices financeiros e desempenho

Quais os principais índices financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa?

Com relação aos principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas, aparecem com destaque: crescimento de geração de caixa (EBITDA, da receita e da lucratividade (lucro líquido /receita bruta) – o que demonstra a preocupação com os custos pelos executivos

Base consolidada: 292Questão de múltipla escolha

  • Destaque para os percentuais consideráveis de endividamento das empresas conforme slide anterior e o tema não ser apontado entre os três principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas.

  • As regiões abordadas no estudo seguem as tendências dos dados consolidados.


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Índices não financeiros e desempenho

Quais os principais índices não financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa?

Métricas de qualidade e avaliação da satisfação dos clientes ganham destaque entre os índices não financeiros. Apenas 8% apontaram a questão de habilidade no recrutamento e retenção de pessoas.

As cidades pesquisadas seguem os mesmos índices, com destaque para Porto Alegre, onde credibilidade e experiência dos gestores fica acima dos resultados consolidados, com 19%.

Base consolidada: 296Questão de múltipla escolha

  • O item qualidade do plano de negócios e a capacidade de ele ser executado, aparece empatado em segundo lugar com credibilidade e experiência dos gestores e marketshare, o que demonstra a preocupação dos executivos com o tema.

  • Com 5%, os indicadores para avaliação da marca não foram adicionados à lista dos principais índices, mas o assunto aparece de forma recorrente na agenda dos respondentes quando questionados em pergunta aberta sobre o crescimento dos negócios : “a necessidade de investimentos para a valorização da marca é grande”


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Crescimento

Qual a perspectiva de crescimento de receita bruta projetada para os próximos 5 anos?

Qual o histórico de crescimento de receita bruta da sua empresa nos últimos 5 anos?

O crescimento apontado pelos executivos na sua grande maioria representa um percentual acima do projetado para o PIB Brasil em 2010 (entre 6% e 7%) e maior que o projetado para os próximos 5 anos (5,9%).

Base consolidada: 106

Base consolidada: 106

  • Na pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda das empresas para o crescimento dos negócios, os respondentes deixam claro: “a estabilidade da economia brasileira trouxe um potencial enorme para crescimento” , “a estabilidade local e internacional ajudará muito”.

*Segundo projeções do Banco Central e o estudo “Economia Brasileira em Perspectiva” produzido pelo Ministério da Fazenda


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Planejamento

A empresa possui um plano estratégico estruturado e alinhado com toda a liderança? (considerar plano estratégico um documento comercial, de gestão e metas claras a serem cumpridas em um período acordado de tempo)

Apesar do alto percentual (66%), os caminhos para elaboração de um planejamento estratégico eficiente e de longo prazo são desafiadores.

Questionamentos como “o documento reflete o que será feito para atingir as taxas de crescimento sugeridas?” são alguns dos fatores que os executivos devem contemplar.

  • Todas as regiões pesquisadas seguem a tendência da base total.

  • Recife, com percentuais ainda maiores, apresentou 82% para “sim, possuem documento estruturado e alinhado”.

Base consolidada: 106


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Abertura de Capital

Em caso positivo, pensando na abertura de capital (IPO), qual é a perspectiva?

A empresa cogita ou cogitou utilizar o mercado de capitais para financiar o seu crescimento?

Base consolidada: 106

Base consolidada: 52

Entre os respondentes que pontuaram que não cogitam a abertura de capital, 50% afirmam que necessitam de mais informações sobre o tema para tomada de decisão

  • Campinas desponta com 65% dos executivos indicando que as empresas trabalham com a possibilidade de utilizar o mercado de capitais para financiar o crescimento

  • Curitiba e Goiânia são as regiões que apresentam maior percentual de respostas em relação a necessidade de mais informações (50% e 69% respectivamente).


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Em relação aos fundos de investimento:

Apesar de fases diferentes, os dois principais resultados revelam que 61% dos executivos buscarão ou aprofundarão o entendimento sobre o papel dos fundos de investimento no processo de crescimento das empresas

Base consolidada: 106

  • A busca por mais informações / conhecimento vem à tona novamente e demonstra algo latente entre os respondentes.

  • As respostas dos executivos em Recife apontam um alto percentual de empresas que ainda não estudou a possibilidade - representando 41%. Goiânia apresenta dados ainda maiores (48%). As outras regiões seguem as mesmas tendências da base total.


Mercado de capitaisSuaempresaestápreparada?

Vantagens

Quais as vantagens que a empresa identifica para realizar a atração de fundos de investimento ou realizar a abertura de seu capital?

As respostas foram unânimes em todas as regiões, sendo que o acesso ao capital para financiar o crescimento da empresa chega a 30% em Curitiba e 33% em Porto Alegre.

Base consolidada: 253Questão de múltipla escolha

  • Em pergunta aberta sobre os principais temas na agenda dos executivos visando o crescimento dos negócios das empresas, a questão da governança corporativa aparece como um ponto recorrente e de atenção dos executivos: “concluir o processo de implementação da governança corporativa de forma consistente” , “melhorias na governança corporativa”


ad