Slide1 l.jpg
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 8

APRESENTAÇÃO PowerPoint PPT Presentation


  • 63 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

APRESENTAÇÃO. LINHAS GERAIS. Público alvo: A partir do 4º ano do ensino fundamental Disciplina: Multidisciplinar Tema transversal: E ducação Artística, Língua Portuguesa, Softwares necessários: PowerPoint Tempo previsto: 4 aulas.

Download Presentation

APRESENTAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Slide2 l.jpg

APRESENTAÇÃO

LINHAS GERAIS

Público alvo: A partir do 4º ano do ensino fundamental

Disciplina: Multidisciplinar

Tema transversal: Educação Artística, Língua Portuguesa,

Softwares necessários: PowerPoint

Tempo previsto: 4 aulas

Qual Pai não merece uma homenagem especial? Afinal ele é nosso amigo do peito, sempre está pronto para brincadeiras ou para tratar de assuntos sérios e nos aconselhar... É ele também que nos ensina a andar de bicicleta, a conhecer o mundo dos esportes e acompanha nosso crescimento deixando a vida muito mais leve, alegre e divertida!

Neste ano, que tal convidar todos os pais para passar um dia especial na escola? E fazendo o que eles mais gostam: divertindo-se com os filhos em jogos atrativos e dinâmicos! No final do dia, prepare uma emocionante homenagem, a entrega de medalhas de designers renomados: seus próprios filhos!

Nesta atividade a idéia é que os alunos desenvolvam um novo produto para homenagear seus pais: a Medalha-cartão. Eles vão aprender conceitos de Design, irão criar, rascunhar, projetar e no programa PowerPoint colocar tudo em prática.

E você, está pronto para conquistar esta medalha? Siga os passos da atividade Especial Dia dos Pais e veja como é fácil ser um professor vencedor!


Slide3 l.jpg

ROTEIRO DA ATIVIDADE

A atividade Especial Dia dos Pais está dividida em 3 encontros. Na sala de aula é apresentada a atividade, os alunos vão aprender conceitos básicos de Design e desenvolverão os projetos. Em seguida, no laboratório de informática, vão montar as medalhas. Por fim, os pais serão convidados para irem a escola, passarão o dia em atividades com os filhos e então serão feitas as homenagens.

Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aulae boa sorte!

!

ÍNDICE

NA SALA DE AULA (2 AULAS)

Etapa 1 – Introdução ao tema

Etapa 2 – Preenchimento da folha de atividade

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (2 AULAS)

Etapa 1 – Montagem das medalhas-cartões

Etapa 2 – Conclusão da atividade

DIA DA HOMENAGEM

Etapa 3 – Atividades e homenagens

créditos

Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade.

Plano de aula


Slide4 l.jpg

NA SALA DE AULA

  • ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA

  • Inicie a aula despertando o interesse de seus alunos pelo tema Design. Solicite um projetor e exiba o arquivo Medalhas no Brasil (parte destinada aos alunos).

  • Pergunte a eles o que percebem de semelhança e diferença nas medalhas apresentadas. Em seguida, questione qual é a mais bonita, e porque. Então, comente que o Design, ou seja, o projeto de funcionabilidade e beleza foram os pré-requisitos para que as medalhas fossem criadas.

  • Leia o texto Design de Objetose utilize-o como apoio para explicar como é realizado um projeto e é desenvolvido um produto.

  • Então, apresente a proposta da atividade aos alunos. Mencione que eles vão criar uma medalha diferenciada que também é um cartão para homenagear os pais.

  • Na sala de aula eles vão projetar e criar os protótipos, Já no laboratório de informática vão executar a medalha no programa Microsoft PowerPoint.

Medalhas no Brasil

Design de Objetos


Slide5 l.jpg

NA SALA DE AULA

DICA

A medalha surgiu na Itália renascentista (séculos XV e XVI) como uma manifestação de pintores retratistas que desenvolveram uma técnica inovadora, a transposição de traços fisionômicos de nobres da época para discos metálicos.

A tradição de cunhar medalhas é para a humanidade um meio importante de eternizar acontecimentos, personalidades e homenagear conquistas, transmitindo para o futuro um testemunho indestrutível, gravado em metal.

  • ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE

  • Conte com os alunos sobre o significado das medalhas. Em seguida, entregue a Folha de Atividade. Reúna-os em grupos de 4.

  • A atividade será desenvolvida individualmente nas folhas, mas estar em grupo estimula a troca de idéias entre os alunos, ajuda aqueles que não possuem muita habilidade a ver as idéias que cada um está desenvolvendo.

  • Explique que nesta fase são necessários a criação de vários modelos, até que eles se sintam confiantes para a próxima fase, que é a confecção da medalha em si.

  • Trata-se de um projeto inovador, ou seja, a junção de dois objetos diferentes: uma medalha e o cartão de mensagens. Imprima e monte o protótipo do arquivo Exemplo Medalha.

  • Após 20 minutos de atividade, mostre-o para inspirá-los. É importante que você passe por cada um dos grupos e veja como está sendo desenvolvido o protótipo de cada aluno. Avalie se é possível, ou não, a construção dos mesmos.

Folha de atividade

Exemplo Medalha


Slide6 l.jpg

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

DICA

Os alunos podem antes de montar no computador, criar um protótipo para testar o projeto.

Distribua folhas de papel sulfite e réguas. Eles devem desenhar já no tamanho final, depois recortam e então fazem as modificações necessárias.

  • ETAPA 1 – MONTAR MEDALHA-CARTÃO

  • Inicie a aula explicando como será esta parte da atividade.

  • Cada aluno deverá ter decidido pelo Design da medalha que irá executar. Eles vão utilizar a barra de Desenho do Programa Microsoft PowerPoint para executarem o trabalho.

  • Veja no arquivo Passo-a-Passo Medalha, como foi montado o exemplo apresentado em sala de aula. Imprima e siga os passos com os alunos.

  • Acompanhe o desenvolvimento de cada aluno. É importante que você veja o projeto final antes. Se o formato, tamanho e montagem estiverem corretos, então eles imprimem e montam o cartão.

  • Não se esqueça, a parte interna da medalha, ou seja, o cartão é por conta da criatividade de cada aluno, vale: desenhar, pintar, colar, escrever uma poesia...

Passo a passo Medalha


Slide7 l.jpg

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

DICA

Sugestões de Jogos:

Na sala de aula: dama, xadrez, corrida de sacos, pião, jogo de botões, construir pipas, jogos de tabuleiro, games no computador...

Na quadra de esportes: futebol, vôlei, basquete, corrida, queimada....

  • ETAPA 2 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE

  • Com as medalhas prontas, cada aluno deve apresentar a sua. Os outros alunos também participam comentando as impressões que tiveram.

  • Por fim, avise os alunos sobre a data da festinha surpresa para os pais.

  • ETAPA 3 – ATIVIDADES E HOMENAGENS

  • Convide todos os pais para comparecerem a escola. Organize junto aos gestores a festinha surpresa. Converse com todos os professores da escola, você precisará da ajuda deles para preparar as salas e as brincadeiras.

  • Conforme os pais forem chegando, eles escolhem a atividade que querem fazer com seus filhos. A idéia é que todos se divirtam com o que mais gostam, seja jogando futebol ou xadrez.

  • E que tal preparar um café da tarde com bolos e sucos? Reúna os pais por série e sala e quando todos estiverem presentes, os alunos entregam as medalhas-cartões!

  • Afinal todos os pais são vencedores!

DIADA HOMENAGEM


Slide8 l.jpg

CRÉDITOS

Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material:

Produção: Criax Comunicação e DesignFábio Stefanini JorDiretor

Luciana Tenório de Oliveira

Diretora de arte e produção de conteúdo

Claudia Stippe

Consultora Pedagógica

Equipe Microsoft Educação BrasilAdriana ManettiGerente de Programas EducacionaisAdriana Siliano PettengillSupervisora de Marketing

Ana Teresa RalstonGerente de Programas Educacionais

Jean Paulo Silva Ramos 

Gerente de Programas Educacionais

Resultados

Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um e-mail para nós contando sua história!

Contato: Luciana Tenório E-mail: [email protected]


  • Login