html5-img
1 / 17

COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO. ARTE PROF. THIAGO VERONEZZI. ECLETISMO NA ARTE ACADÊMICA BRASILEIRA. Contexto Histórico: transição para o século XX e foi resultado da independência política brasileira.

alyssa
Download Presentation

COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO ARTE PROF. THIAGO VERONEZZI

  2. ECLETISMO NA ARTE ACADÊMICA BRASILEIRA • Contexto Histórico: transição para o século XX e foi resultado da independência política brasileira. • Artistas influenciados pelos movimentos de arte europeus devido às viagens ao estrangeiro. • O ecletismo é caracterizado pelos artistas que percorrem, no seu fazer artístico, vários estilos no Brasil, isto é, devido à mistura das influências acadêmicas e europeias.

  3. José Ferraz de Almeida Júnior • Conquistou a admiração e o favoritismo de D. Pedro I, que lhe concedeu uma bolsa de estudos em Paris. • Vida do homem no campo. Amolação interrompida.

  4. Belmiro Barbosa de Almeida • Na obra desse artista encontramos pinturas impressionistas e indícios do movimento futurista do século XX. Arrufos.

  5. Georgina de Albuquerque • Foi a primeira pintora a ser reconhecida no meio artístico brasileiro. • Desenvolveu uma técnica de fusão das cores por meio das transparências e da espontaneidade comprometida com as possibilidades do efeito da luz e da atmosfera no registro impressionista da cena. Canto do Rio.

  6. Eliseu D’Angelo Visconti • Pintura impressionista. Trigal.

  7. A arquitetura do final do século XIX • A abolição da escravatura, transformou o meio urbano. • Edificações: introdução de estruturas de ferro e vidro (Art Nouveau).

  8. A fotografia chega ao Brasil • Daguerreótipo. • Atendia à burguesia. • Papel de Marc Ferrez e Valério Vieira no desenvolvimento das técnicas de fotografia e producão de documentários.

  9. EXERCÍCIOS

  10. A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Nas danças, há uma mistura de ritmo e som que faz as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar. Sobre as danças e os ritmos musicais brasileiros, assinale a(s) alternativas(s) correta(s). 01) O baião é um ritmo de dança do Nordeste do Brasil.. 02) O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origens no Estado de Santa Catarina. 04) O bugio, ou bugiu, é uma dança típica do Estado do Rio Grande do Sul.. 08) O xaxado é uma dança popular brasileira, com origem no Estado do Amazonas e surgiu entre os povos indígenas. 16) A catira, ou cateretê, é uma dança do folclore brasileiro, cujo ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos..

  11. 02) Origem do frevo  Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.   04) Origem do Xaxado Há controvérsias, sobre a origem do xaxado. Alguns pesquisadores, afirmam que é uma dança originária do alto Sertão de Pernambuco, outros que ela tem sua origem em Portugal e alguns outros ainda dizem que sua origem é indígena. O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no inicio dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.

  12. A música é uma forma de arte que objetiva, basicamente, combinar sons e silêncio. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Os instrumentos musicais também acompanham o homem há milhares de anos. Pode-se classificar a música de muitas formas. Considerando o exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Enquanto a música instrumental é aquela executada por instrumentos musicais, estes podem ser classificados pela forma e pelo som que produzem.. 02) A musicalização diz respeito aos métodos destinados à iniciação do estudante na prática vocal ou instrumental.. 04) Música vocal é executada por vozes. Vocalista ou cantor é um músico que canta, usa a voz como instrumento.. 08) Prática instrumental consiste no ensino e no treinamento de técnicas específicas para a construção de instrumentos musicais. 16) A música mista é aquela composta por instrumentos e vozes e tanto pode ser erudita como popular..

  13. 08)Prática instrumental A prática instrumental é o resultado do empenho e estudo, aplicados no contato com o instrumento escolhido.

  14. Na segunda metade do século XX, a arte, no Brasil e no mundo, ganhou expressão por meio de diversas linguagens. Com isso, o conceito de obra de arte ou de criação artística também evoluiu e expandiu-se. Sobre a arte, seus conceitos e abrangência, assinale o que for correto. 01) Uma das características da arte contemporânea é a liberdade total do artista com relação à técnica utilizada na produção, ao meio de expressão escolhido e ao suporte em que a arte deve se estabelecer. Na pintura contemporânea, essa postura refletiu-se no abandono total da pintura figurativa. 02) Os limites entre o que é pintura, fotografia, ou termos como figurativo ou abstrato quase perdem o sentido quando falamos de arte contemporânea: o movimento pop art, por exemplo, utilizava-se de colagens, embalagens, fotografia de anúncios publicitários e técnicas de serigrafia, separados ou unidos em uma única obra.. 04) Entre as muitas tendências que dividem as criações artísticas chamadas pós-modernas, estão o happenig, a arte conceitual, a arte por computador, a minimal art, a body art e o expressionismo. 08) Na segunda metade do século XX, figuras humanas distorcidas que apresentavam questões sociais nordestinas tiveram como artista representante o pintor Manabu Mabe, em especial, em suas obras produzidas após os anos de 1950. 16) Nos anos de 1950 e 1970, no Brasil, o artista Hélio Oiticica se destacava ao mostrar ao público que a arte não é apenas o que está no quadro: em seus famosos parangolés, podiam-se ver reunidos, numa mesma obra, estandartes, bandeiras e capas de vestir, fundindo elementos diversos, como cor, dança, poesia e música, numa manifestacão artística coletiva..

  15. 01) Pintura figurativa O Figurativismo, também conhecido como arte figurativa é um termo usado para descrever as manifestações artísticas que representam com realismo a natureza, a forma humana e os objetos criados pelo homem. 04) Pós-modernidade A pós-modernidade é um conceito da sociologia histórica que designa a condição sociocultural eestéticaprevalente no capitalismo após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX. 08) Manabu Mabe Manabu Mabefoi um pintor, desenhista e tapeceiro japonês naturalizado brasileiro. Pioneiro do abstracionismo no Brasil. No começo da década de 1950, apresenta em suas telas formas geometrizadas, aproximando-se do cubismo, e figuras contornadas por grossos traços negros. Sua produção dialoga com a obra de Pablo Picasso e de Candido Portinari, pelos quais mantém forte admiração, como podemos observar em Carregadores ou Colheita de Café, ambas de 1956. Gradualmente, adere à abstração e, em 1955, pinta sua primeira obra abstrata Vibração-Momentânea. De 1956 a 1957, inicia os trabalhos não figurativos.

  16. O teatro é um instrumento social muito eficaz, que nos faz pensar melhor sobre a nossa vida. Augusto Boal (1931-2009) foi um importante diretor e teórico do teatro no Brasil. Desenvolveu uma técnica chamada “teatro do oprimido”, a partir de 1970, durante o período em que ficou exilado na Europa devido à ditadura militar. Considerando a teoria do teatro do oprimido, é correto afirmar que 01) o teatro do oprimido permite o contato direto do público com atores, introduzindo temas sociais para serem debatidos.. 02) Boal chama o público de “espect-atores”, porque não só observam como também participam da peça teatral.. 04) teatro do absurdo foi um termo criado por Boal, tentando colocar sob o mesmo conceito obras de dramaturgos completamente diferentes. 08) o “teatro invisível” é uma técnica desenvolvida por Boal, segundo a qual um grupo de atores ensaiados, a partir de um tema pré-estabelecido, desencadeia uma ação junto aos espectadores que não sabem que se trata de uma representação.. 16) o Sistema Stanislavski consiste em uma série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz e foi desenvolvido por Boal.

  17. 04) Teatro do absurdo Foi a designação criada em 1961 pelo crítico húngaro, radicado na Inglaterra, Martin Esslin (1918-2002), tentando sintetizar uma definição que agrupasse as obras de dramaturgos de diversos países que, apesar de serem completamente diferentes em suas formas, tinham como centro de sua obra o tratamento inusitado de aspectos inesperados da vida humana. 16)Sistema Stanislavski Consiste numa série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz desenvolvido na arte dramática pelo teatrólogo, diretor e ator russo, ConstantinStanislavski, no final do século XIX e começo do XX.

More Related