1 / 10

Auxiliar em saúde bucal

Auxiliar em saúde bucal. A trajetória regulamentar da profissão.

alton
Download Presentation

Auxiliar em saúde bucal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Auxiliar em saúde bucal

  2. A trajetória regulamentar da profissão O Técnico em Saúde Bucal é um profissional habilitado que atua sob a orientação e supervisão do cirurgião- Dentista e executa tarefas auxiliares no atendimento odontológico. Na história da saúde bucal há pelo menos duas razões históricas para a incorporação e expansão do pessoal auxiliar nos serviços de saúde: a possibilidade de que os profissionais, cada vez mais especializados, sejam liberados das funções mais simples- mas não menos importantes- do trabalho odontológico, e a necessidade de expansão do serviço a um custo menor,

  3. Buscando a racionalização do processo de trabalho. O exercício da profissão do Técnico em Saúde Bucal foi inicialmente regulamentado pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Educação, por meio do Parecer nº 460/75 ( CFE, 1975 ) e da lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB ) nº 5.692/71. Depois sofreu interferências do Conselho Federal de Odontologia ( CFO 2000 ) através da Decisão 26/84 de 1984. Apesar de todo percurso da história da profissão, somente em dezembro de 2008, a lei nº 11.889 ( Brasil, 2008 ) foi finalmente sancionada pelo Governo Federal e passou então a regulamentar a profissão e definir suas competências.

  4. Introdução: O que a prática odontológica foi, é, pode ser vir a ser, resulta de uma complexa articulação de fatores externos e internos ao processo de trabalho, destacando-se o conhecimento cientifico disponível em cada momento, as tecnologias, os ambientes, os instrumentos e materiais utilizados, e os recursos humanos. Á semelhança de qualquer trabalho humano, o trabalho odontológico surgiu e se desenvolveu para satisfazer necessidades humanas. Tais necessidades são a razão de ser e dão sentido ao esforço cotidiano de milhares de profissionais em todo o mundo. Ao longo do séculos processo de trabalho foi se tornando mais e mais complexo até atingir o estágio atual que se caracteriza pela acentuada divisão técnica, produto histórico do desenvolvimento científico-técnico.

  5. Mudanças nos processos de trabalho vêm determinando mudanças nos sujeitos desses processos, conforme assinalam vários autores entre os quais Pinto(2000) e Moysés & Watt (2000). A revolução industrial criou também no campo odontológico para a rápida transformação do processo de trabalho e do seu sujeito. Logo apareceram diferentes especialistas, dividindo tecnicamente o trabalho em sentido horizontal e também os auxiliares, direcionando verticalmente essa divisão. Dentre os auxiliares o “protético” e o “auxiliar de consultório’ foram e são ainda hoje unanimemente aceitos. O auxiliar em saúde bucal é o profissional que atua em clínicas ou consultórios odontológicos públicos ou privados e no Sistema Único de Saúde (SUS) . Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do cirurgião-dentista. Com o crescimento do segmento de planos odontológicos e com o aumento da exigência e conhecimento dos pacientes, os dentistas cada vez mais valorizam e necessitam de profissionais qualificados para compor sua equipe, visando á qualidade e otimização dos atendimentos. Assim ,a procura pelos ASB e TSB nos consultórios e clínicas particulares também tende a crescer.

More Related