Discrimina o contra a mulher
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 16

Discriminação contra a Mulher PowerPoint PPT Presentation


  • 89 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Discriminação contra a Mulher. Movimentos Feministas. Discriminação contra a mulher.

Download Presentation

Discriminação contra a Mulher

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Discrimina o contra a mulher

Discriminação contra a Mulher

Movimentos Feministas


Discrimina o contra a mulher1

Discriminação contra a mulher

  • Ninguém sofre uma opressão tão prolongada ao longo da história como a mulher. Mutiladas em países da África com a supressão do clitóris, censuradas em países islâmicos onde são proibidas de exibir o rosto, subjugadas como escravas e prostitutas .Em muitos países, elas são obrigadas a suportar dupla jornada de trabalho, a doméstica e a profissional, arcando ainda com o cuidado e a educação das crianças. Na América Latina, entre a população pobre, 30% dos chefes de família são mulheres.

  • Estupradas em sua dignidade, elas são despidas em outdoors e capas de revistas, reduzidas a iscas de consumo na propaganda televisiva, ridicularizadas em programas humorísticos, condenadas à anorexia e à beleza compulsória pela ditadura da moda. As belas e burras têm mais "valor de mercado" do que as feias e inteligentes.


Discrimina o contra a mulher

  • A discussão acerca das desigualdades entre homens e mulheres, como sabemos, não é recente, muito pelo contrário: dos gregos antigos até bem pouco tempo atrás, acreditávamos que a mulher era um ser inferior na escala metafísica que dividia os seres humanos, e, por isso, os homens detinham o direito de exercer uma vida pública, já as mulheres, levavam uma vida mais reservada, um lugar de menor destaque, seus direitos e seus deveres estavam sempre voltados para a criação dos filhos e os cuidados do lar, quem julgasse se apossar da igualdade estabelecida pela Revolução Francesa para galgar espaços na vida pública teria como destino a morte certa na guilhotina.

  • Muitas mulheres que tentaram reivindicar seus direitos de cidadania tiveram esse destino. Nas antigas sociedades, a mulher vivia uma condição legal limitada e sem direitos políticos.


Mulher e a discrimina o social

Mulher e a discriminação social


O movimento feminista

O MOVIMENTO FEMINISTA

  • O FEMINISMO é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como consequência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio.


S mbolos do feminismo

Símbolos do Feminismo


Discrimina o contra a mulher

  • O MOVIMENTO FEMINISTA se fortifica por ocasião da Revolução Industrial, quando a mulher assume postos de trabalho e é explorada pelo fato de que assume uma dupla jornada de trabalho, dentro e fora de casa.

  • A história do movimento feminista possui três grandes momentos. O primeiro foi motivado pelas reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho no fim do século 19. O segundo, no fim da década de 1960, foi marcado pela liberação sexual (impulsionada pelo aumento dos contraceptivos).  Já o terceiro começou a ser construído no fim dos anos 70, com a luta de caráter sindical..----------------------------------------------


Luta pelo direito ao voto e queima de suti s em 1960

Luta pelo direito ao voto e “queima de sutiãs” em 1960.


O feminismo no brasil

O feminismo no brasil

  • No Brasil, o movimento tomou forma entre o fim do século 18 e início do 19, quando as mulheres brasileiras começaram a se organizar e conquistar espaço na área da educação e do trabalho..------------------------------------------------

  • As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”. O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal. Com isso, acreditam que garantirão a igualdade de direitos sem, contudo, assumir o espaço dos homens.------------------------------------------------.


Discrimina o contra a mulher

*O feminismo LIBERAL E SOCIALISTA tem a identidade nas mulheres como seres humanos e toma como adversário o Estado patriarcal e/ou capitalismo patriarcal, tem como meta direitos iguais, inclusive direito de ter filhos ou não. Concentrou seus esforços na obtenção de direitos iguais para homens e mulheres em todas as esferas da vida social, econômica e institucional.* As feministas RADICAIS tiveram origem a partir daquelas mulheres que começaram a se organizar em oposição às contínuas discriminações que sofriam nas organizações de esquerda das quais participavam. Identificavam nos homens os agentes da opressão, tomando as outras formas de opressão como extensão da supremacia masculina.-------------------------------------------------


Tipos de feminismo

TIPOS DE FEMINISMO

  • O feminismo CULTURAL tem a identidade na comunidade feminina, seus adversários são as instituições e os valores patriarcais, tem como meta a autonomia cultural.

  • O feminismo ESSENCIALISTAS (espiritualismo, ecofeminismo) tem como identidade o modo feminino de ser, acreditam numa essência única feminina e tem como adversário o modo masculino de ser, tem como meta a liberdade matriarcal.-----------------------------------------------

  • O feminismo LESBIANO tem como identidade a irmandade sexual/cultural, como adversário a heterossexualidade patriarcal e como meta a abolição do gênero pelo separatismo.---------------------------------------------------------


Discrimina o contra a mulher

  • Além dessas formas, há as identidades femininas específicas étnicas, nacionais, autodefinidas, estas tem identidade autoconstruídas por exemplo: feminista lésbica negra, tem como adversário a dominação cultural e como meta o multiculturalismo destituído de gênero.—

    ---------------------------

  • Há ainda o feminismo pragmático (operárias, autodefesa da comunidade, maternidade etc.) que tem como identidade donas de casa, mulheres exploradas/agredidas e tem como adversário o capitalismo patriarcal e como meta a sobrevivência/dignidade.----------------------------------

  • Com a oposição de movimentações antifeministas, as diferenças entre feministas radicais e liberais foram cada vez mais ficando a margem, o que possibilitou a aproximação entre essas correntes uma vez que seria necessária a união de forças para sustentar o movimento.


Discrimina o contra a mulher

Assim, ao entrar na segunda década do século 21, as feministas têm em sua pauta de reivindicações pontos como:

•    Reconhecimento dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais das mulheres;•    Necessidade do reconhecimento do direito universal à educação, saúde e previdenciária;•    Defesa dos direitos sexuais e reprodutivos;•    Reconhecimento do direito das mulheres sobre a gestação, com acesso de qualidade à concepção e/ou contracepção;•    Descriminalização do aborto como um direito de cidadania e questão de saúde pública.


Grupos feministas atuais

Grupos feministas atuais

  • O movimento feminista atualmente tem como bandeiras principais, no Brasil, o combate à violência doméstica, que atinge níveis elevados no país e o combate à discriminação no trabalho. 

  • O Femen é um grupo ucraniano feminista de protesto, fundado em 2008 por Anna Hutsol, com base na cidade de Kiev. A organização tornou-se notória por protestar em topless para contra temas como o turismo sexual, racismo, homofobia o sexismo e outros males sociais.


  • Login