1 / 30

ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS

ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS . 7ª Série / Ensino Fundamental Professor Luciano Vieira . DEFINIÇÃO: “Triângulo é o polígono de três lados”. ELEMENTOS:.

alina
Download Presentation

ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS 7ª Série / Ensino Fundamental Professor Luciano Vieira

  2. DEFINIÇÃO: “Triângulo é o polígono de três lados”

  3. ELEMENTOS: Num triângulo ABC, temos :A , B e C são os vértices do triânguloAB , BC e AC são os lados do triângulos, esses lados podem ser denominados pela letra minúscula correspondente a seu ângulo oposto. A B C

  4. ELEMENTOS: Assim o lado BC poderá ser denominado como a, o lado AC poderá ser denominado como b e o lado AB poderá ser denominado como cBAC , ACB e CBA são os ângulos internos do triânguloAB + BC + AC = a + b + c é o perímetro do triângulo A b c B C a

  5. Observe o que acontece com o quadrado. a a a a a a a a a a a a

  6. Ele pode “cair” para o lado, sem comprometer a integridade de seus lados. Cada vez mais, o quadrado perde área, e muda seus ângulos, mas nunca tem seus lados alterados. Isto é exemplo de uma figura não rígida.

  7. Dizemos uma figura é rígida, se não podemos construir com os mesmos segmentos de seus lados, outra figura distinta. No caso do triângulo isto é verdade. Dado um triângulo qualquer, não é possível alterar sua forma sem quebrar seus lados ou seus vértices.

  8. A rigidez é uma importante propriedade, e é por isso que o triângulo aparece com muita freqüência no construção civil: em telhados ,torres, etc.

  9. Condição de Existência Escrevemos esta condição de existência, de um triângulo ABC qualquer, como:

  10. Em qualquer triângulo, cada lado é menor que a soma dos outros dois lados Exemplo

  11. Vamos comparar a medida de cada lado com a soma das medidas dos outros dois. Assim:

  12. Para verificar a citada propriedade, procure construir um triângulo com as seguintes medidas 7 cm, 4 cm e 2 cm . impossível, não? Logo não existe o triângulo cujos lados, medem 7cm, 4cm e 2cm.

  13. EXERCÍCIOS 1) Existe ou não um triângulo com lados medindo:a) 10 cm , 8cm e 7cm?b) 8cm, 4cm e 3 cm ?c) 2cm, 4 cm e 6 cm?d) 3 cm, 4 cm e 5 cm?e) 3 cm, 5 cm e 6 cm?f) 4 cm, 10 cm e 5cm?2) Dois Lados de um triângulo isósceles medem 38 cm e 15 cm. Qual poderá ser a medida do terceiro lado?

  14. Soma dos ângulos internos é igual a 180°

  15. Ângulos complementares são dois ângulos que somados totalizam 90°, isto é um é complemento do outro: . Ângulos suplementares são dois ângulos que somados são iguais a 180°, um suplemento do outro. Consideramos ângulos opostos pelo vértice, aqueles que possuem um lado como sendo semi-retasopostas aos lados dos outros. Se dois ângulos são opostos pelo vértice, eles são congruentes:

  16. 1) Quanto vale a soma dos ângulos internos de um triângulo? 2) Copie e complete o quadro, sendo A,B e C ângulos internos de um triângulo. 3) Determine x em cada um dos triângulos

  17. 3) Determine x em cada um dos triângulos

  18. Medianas Mediana é uma reta que vai de um vértice do triângulo até o ponto médio do lado oposto. Um triângulo tem então 3 medianas: baricentro O ponto onde se encontram as medianas se chama BARICENTRO. Este ponto é o centro de massa do triângulo, o que significa que podemos equilibrá-lo apoiando apenas este ponto.

  19. Outra propriedade do baricentro é que ele divide cada mediana numa proporção de por , do vértice ao lado.

  20. Bissetrizes Uma bissetriz é um segmento que parte de um vértice, dividindo o ângulo deste ao meio até o lado oposto. Um triângulo tem 3 bissetrizes: incentro O ponto onde encontram as bissetrizes é chamado de INCENTRO. Leva este nome por ser também o centro do círculo inscrito no triângulo. Podemos facilmente perceber pelo desenho.

  21. Alturas Altura é um segmento que parte de um vértice a um lado, fazendo um ângulo de 90° com lado em questão. A altura é importante, por que é distância de um vértice a um lado, e é usada no cálculo de áreas. Um triângulo tem 3 alturas: ortocentro O ponto onde se encontram as alturas chama-se ORTOCENTRO. O ortocentro nem sempre está dentro do triângulo. Num triângulo com ângulo maior que 90° o ortocentro e duas alturas se encontram fora da figura.

  22. Para traçar as alturas de um triângulo obtusângulo como o abaixo, basta estender os lados conectados ao vértice do ângulo obtuso. Para achar o ortocentro, basta estender as alturas até que se encontrem.

  23. Área A área do triângulo é bem conhecida. É a metade da área do paralelogramo. Com b como a base e h como a altura em relação a esta base, temos: Isso acontece porque todo triângulo é metade de um paralelogramo, como mostraremos:

  24. Congruência Duas figuras são congruentes, se e somente se uma figura têm as mesmas medidas que a outra. Em outras palavras, são ambas idênticas. Ilustramos com gêmeos uni vitelinos: Podemos dizer que ambos os gêmeos são congruentes até um certo ponto.

  25. Congruência de Triângulos Na matemática, dois polígonos são congruentes se ambos têm exatamente a mesma forma. Num triângulo, como só há 3 ângulos e 3 lados, podemos restringir os casos de semelhança como de acordo com as medidas iguais encontradas: 1) Ângulo Lado Ângulo (ALA) 2) Lado Ângulo Lado (LAL) 3) Lado LadoLado (LLL) Escrevemos congruência de dois triângulos e , usando o símbolo: .

  26. ALA Dados dois ângulos e um segmento, só podemos obter um triângulo, portanto se dois triângulos satisfazem esse caso, eles são iguais.

  27. LAL Dois triângulos que têm dois lados e o ângulo por eles formados respectivamente congruentes são congruentes. Determinando o triângulo:

  28. LLL Dois triângulos que têm os três lados respectivamente congruentes são congruentes. A rigidez do triângulo vem exatamente deste caso. Não se pode deformar um triângulo sem mudar o tamanho de seus lados.

  29. Nos triângulos abaixo, informe o caso de congruência:

More Related