1 / 12

Janeiro

Janeiro. O mês dos presentes de Ano Novo. Em certas famílias, não celebrava-se o Natal — dava-se a cada ano um presente, chamado étrennes . Esta palavra remonta a um costume romano segundo o qual o patrão oferecia um subsídio anual a seus clientes. Fevereiro.

alexa
Download Presentation

Janeiro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Janeiro O mês dos presentes de Ano Novo. Em certas famílias, não celebrava-se o Natal — dava-se a cada ano um presente, chamado étrennes. Esta palavra remonta a um costume romano segundo o qual o patrão oferecia um subsídio anual a seus clientes.

  2. Fevereiro O inverno numa aldeia de camponeses. Vemos os habitantes se aquecendo junto ao fogo, enquanto no segundo plano a vida cotidiana — corte da madeira, conduzir os animais à feira — segue seu curso.

  3. Março Primeiros trabalhos agrícolas do ano, semeadura, lavra e outros. O castelo que se avista ao fundo é o de Lusignan, um dos preferidos do duque.

  4. Abril A chegada da primavera, da esperança e da vida — a relva está verde e o jovem casal de noivos troca os anéis em primeiro plano, acompanhados de seus familiares e amigos. O castelo, outro domínio do duque, é o de Dourdan.

  5. Maio A festa do bonito mês de maio, durante a qual as pessoas deviam vestir-se de verde, com a libré de maio. Os cavaleiros e amazonas são jovens nobres, entre eles avistamos príncipes e princesas. Ao fundo, um castelo que julga-se ser o Palais de laCité, em Paris.

  6. Junho Estação da colheita — os camponeses ceifam os prados em harmonia. Atrás, o Palais de laCité e a Sainte-Chapelle. Esta, situada à direita, ainda está intacta nos dias de hoje.

  7. Julho Ainda a colheita: tosam-se ovelhas e colhe-se o feno. O castelo que se avista ao fundo é o que se erguia outrora às margens do Clain, em Poitiers.

  8. Agosto Mês da falcoaria; os nobres, levando os falcões, vão à caça, enquanto que no segundo plano os camponeses acabam a colheita e nadam. Atrás deles, o castelo de Etampes.

  9. Setembro Sem dúvida a mais famosa iluminura. Os camponeses fazem a vindima. Levam as uvas ao castelo de Saumur, magnificamente pintados com inúmeros detalhes.

  10. Outubro Os aldeões se ocupam em lavrar e semear a terra à sombra do Louvre — o palácio real de Charles V em Paris.

  11. Novembro Trata-se da colheita da bolota do carvalho no outono. Um camponês derruba com uma vara as bolotas e frutos da faia, com que seus porcos se alimentam.Este quadro foi concluído por Jean Colombe, após a morte dos irmãos Limbourg, que pintaram apenas o tímpano zodiacal na parte superior.

  12. Dezembro Na floresta de Vincennes, famosa por sua caça, um javali acossado é decepado pelos cães. Ao fundo, o castelo de Vincennes, por muito tempo residência do rei da França.

More Related