1 / 21

CICLO TRIGONOMÉTRICO

MATEMÁTICA Prof. Leonardo www.mat1ano.wordpress.com. CICLO TRIGONOMÉTRICO. CICLO TRIGONOMÉTRICO. 1. Arcos e ângulos. Considerando uma circunferência de centro O e raio R e dois pontos distintos A e B, os quais a dividem em duas partes. . Os pontos A e B são as extremidades do arco AXB. B.

alcina
Download Presentation

CICLO TRIGONOMÉTRICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MATEMÁTICA Prof. Leonardo www.mat1ano.wordpress.com CICLO TRIGONOMÉTRICO

  2. CICLO TRIGONOMÉTRICO 1. Arcos e ângulos Considerando uma circunferência de centro O e raio R e dois pontos distintos A e B, os quais a dividem em duas partes. Os pontos A e B são as extremidades do arco AXB. B O ângulo AOB é chamado de ângulo central, pois o seu vértice está no centro da circunferência. X Temos que: med (AOB) = med (AXB) O A

  3. 2. Medidas de arcos e ângulos Para se medir arcos e ângulos usaremos as unidades grau e radiano. • Grau: Dividindo a circunferência em 360 partes iguais, cada um desses arcos mede 1º. • Radiano: Um arco mede 1 radiano(rad) se o seu comprimento for igual ao raio da circunferência.

  4. 3. Comprimento de um arco Dado um arco de comprimento L cujo o ângulo central correspondente, EM RADIANOS, mede α, inscrito numa circunferência de raio R, temos que:

  5. Para se transformar um arco de grau para radiano e vice-versa usamos a relação:

  6. Exemplos: • Transformar em radianos: • a) 120º b) 315º

  7. 2. Transformar em graus:

  8. 3. Uma pista circular de atletismo tem um diâmetro de 50 m. Calcule a distância percorrida por um atleta ao dar 6 voltas completas nessa pista?

  9. 4. Calcule o raio de uma circunferência, sabendo que o seu comprimento é 31,4 m.

  10. 5. Determine o comprimento de um arco que subtende um ângulo central de 45º numa circunferência de raio 60 cm.

  11. 6. Um aro circular de arame tem 2 cm de raio. Esse aro é cortado e o arame é estendido ao longo de uma polia circular de raio 9 cm. Qual é o ângulo central, em graus, que o arco formado pelo arame determina na polia?

  12. 3. As funções Seno, cosseno e Tangente no Ciclo trigonométrico B(0,1) É uma circunferência orientada de raio unitário (R = 1 u.c.) na qual se tem como sentido positivo o anti-horário e se escolhe um ponto A qualquer com origem dos arcos. + A(1,0) R = 1 A’(- 1,0) 0 _ Este ciclo será centrado no plano cartesiano de modo que o eixo das abcissas passe pelo ponto A. B’(0,- 1) O ponto A terá como coordenadas o ponto(1, 0). Esses eixos vão dividir o ciclo em quatro partes iguais chamadas de quadrantes.

  13. Como o ciclo é dividido em 4 partes iguais, então cada parte vale 90º ou 90º 1º Q 2º Q 0º 180º 360º 3º Q 4º Q 270º

  14. 4. Arcos côngruos Dois arcos são côngruos quando tem a mesma origem e a mesma extremidade no ciclo trigonométrico. 30º + 360º = 390º, 30º + 2.360º = 750º, 30º - 360º = - 330º 30º - 2.360º = - 690º Por exemplo: 1. Considerando os arcos de 30º, 390º, 750º, - 330º, - 690º. Então podemos representar o arco de 30º e todos os seus arcos côngruos pela expressão Todos eles tem a mesma origem e a mesma extremidade. Portanto, eles são côngruos. Eles diferem entre si de um número inteiro de voltas completas, pois

  15. 5. Determinação do quadrante. Dados os arcos abaixo, determine o quadrante ao qual eles se encontram.

  16. Exercícios: 1. Represente, no ciclo trigonométrico, as extremidades dos arcos abaixo:

  17. 2. Escreva a expressão geral dos arcos côngruos aos arcos de:

  18. 3. Dados os arcos AB e AC, que medem respectivamente, 60º e 130º, dê a expressão geral, em radianos, dos arcos de origem A cujas extremidades são os pontos médios dos arcos AB e AC.

  19. 4. Quais são os arcos positivos menores que 1500º e côngruos a 150º ?

  20. FIM !!!

More Related