1 / 22

A água

A água. Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD Escola E, B 2,3 de Prado. O que é a água?.

alaura
Download Presentation

A água

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A água Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD Escola E, B 2,3 de Prado

  2. O que é a água? • A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O. A água é o elemento que deu origem e mantém a vida no planeta Terra. Sem água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, pode sobreviver.

  3. Sem água não existia vida • Muito mais de metade do corpo de um bebé, que acabou de sair da barriga da Mãe, é formado por água. Assim, desde pequeno temos que nos habituar a beber muita água para que o nosso corpo não sinta falta. Se assim não o fizermos o nosso corpo vai ficar velhinho muito mais depressa. A água também é muito importante para a alimentação. Os legumes e frutas, que devemos comer todos os dias, têm muitos minerais que são feitos por água. Utilizamos a água todos os dias, em muitos momentos, não só na alimentação e na higiene pessoal, como para muitas outras coisas. Um bom exemplo é a hidroeléctrica, isto é, a água faz girar uma hélice que cria a energia eléctrica que vai para a nossa casa. Infelizmente, também existem algumas pessoas que pensam que a água, no caso dos rios, lagoas e mar, são lixeiras e utilizam-nos como caixote do lixo. Como bom amigo da natureza devemos ajudar a limpar as águas e, assim, o mundo vai ser ainda mais bonito. • ÁGUA É VIDA !!! O crescimento do próprio homem depende da água de boa qualidade.

  4. Sabiasque... • ... Em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida? • ... Uma pessoa gasta cerca de 250 litros de água por dia? • ... O ciclo da água já não é suficiente para purificar naturalmente a água que o homem polui? • ... Uma caixa onde está a água deve ser limpa três vezes por ano? • ... 70 % da superfície da terra está a ser ocupada pela água? • ... A maior parte (69,6%) de água doce está nos glaciares e no gelo? • ... Que muitas, muitas crianças morrem todos os anos por causa da água não tratada ou água poluída? • ... Cada português gasta em media 100 litros de água por dia? • ... A água contaminada provoca doenças muito graves? • ... Para fazer 1 quilo de pão, gastam-se, da plantação de trigo à padaria mil litros de água? • ... Hoje, morrem 10 milhões de pessoas por ano (metade com menos de 18 anos) por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada?

  5. O papel da água na saúde e na higiene pessoal • Nos países mais modernos, os problemas de saúde são muitas vezes provocadas pela má qualidade da água que as pessoas bebem e também as condições o modo como a água chega às casas. As causas para aparecimento das doenças são: a falta de água, o mau uso da mesma, os maus hábitos de higiene pessoal e o mau tratamento de lixos que invadem a água. A educação sanitária é necessária e compreende desde a prevenção, à promoção da saúde e à protecção do meio ambiente. Os cuidados de higiene pessoal ajudam a prevenir muitas doenças. • Lembra-te: • Lava os dentes depois de cada refeição e antes de dormir. • Lava as mãos várias vezes ao dia, especialmente antes de comer, depois de ir à casa-de-banho, etc. • Toma banho todos os dias. • Escova o cabelo. • Corta as unhas.

  6. O ciclo da água A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras formava a água de um lago. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.

  7. No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva. Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

  8. O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

  9. A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente. A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes.O curso da água levou a gotinha até ao mar. Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

  10. A água doce • Há dois tipos de água: a Salgada e a Doce. A salgada ocupa 99% do espaço aquático, ou seja, os mares, rios, lagoas, oceanos de todo o planeta Terra. A doce ocupa só 1%. Mas é dessa que nós precisamos para viver. É tão pouca, temos que a poupar. • A maior parte dos seres vivos, ou seja, animais, plantas e o homem, precisam de água doce para viver. Mas já não há muita e se não tivermos todos cuidado, ela pode mesmo acabar. Se isso acontecer, PODE ACABAR A VIDA NA TERRA.

  11. A água potável pode esgotar! • Até agora pode nunca ter faltado água na torneira da casa-de-banho ou da cozinha das nossas casas, mas isso infelizmente pode não acontecer para sempre. A água disponível para consumo humano por ano já não é tanta como antigamente. Já falta em muitos países. • De todos os planetas conhecidos, chove em apenas um: a Terra. Pela distância a que está do Sol, a água apresenta-se em três estados distintos: sólido, líquido e gasoso.

  12. A água que bebemos entra no ciclo da água? A água do ciclo da água é pura, pode ser bebida. O pior é que a maior parte não chega às casas. Afinal o que acontece à água depois de cair do céu?A grande maioria volta para os oceanos – directamente ou pelos rios. Entretanto, uma parte dessa água entra na terra e ajuda a encher os próprios rios. Dos 496 mil quilómetros cúbicos, só 9 mil quilómetros cúbicos é que seguem para consumo humano, industrial e agrícola. As imagens que costumamos ver da Terra vistas do espaço, mostram uma grande bola azul, cheia de água. A Terra parece um aquário azul que gira à volta do Sol. Muita água, mas ao mesmo tempo tão pouca para usar. Foi nesse aquário que nasceu a vida, há muitos, anos atrás. Os cientistas dizem que os primeiros seres vivos viviam na água e só muito mais tarde seguiram para terra.

  13. A falta de água no mundo • A Organização das Nações Unidas (ONU) há já 30 anos que fala do problema da falta de água potável, ou seja, a água que podemos usar. Nos próximos dez anos as pessoas vão precisar de mais água do que aquela que vai estar disponível. Mas o problema da água não é apenas ela acabar, mas sim a maneira como ela está dividida. Os 9 mil km3 que existem são suficientes para todas as pessoas que vivem na Terra, mas não chegam a todos. Existe água para toda a gente, mas não existe água em todos os sítios onde ela é precisa. Um bom exemplo disso é o Brasil, que tem água que nunca mais acaba. Pelo contrário existem mais de 10 países de África, onde a água é cada vez menos. Temos duas soluções para diminuir a falta de água são: tirar as águas que estão debaixo da terra ou tirar o sal da água do mar para a podermos usar. O problema, é que qualquer uma das soluções são muito caras e complicadas.

  14. Exemplos de que originam a falta de água:Gastar mais do que aquela que se tem:A Cidade do México, capital do México, é um dos sítios no mundo onde se gasta mais água do que se deve. A água que se tira das reservas da cidade é mais do que aquela que depois se consegue voltar a pôr. Mas não é só o México que vai sofrer com a falta de água. Os especialistas dizem que ela vai faltar até nos países mais ricos. O Brasil é um deles. Apesar de ter muita água, não se pode pensar que ela vai existir para sempre. Tudo depende do uso que os brasileiros lhe derem. Ou seja, se só gastarem e não conseguirem alimentar as reservas, a água pode mesmo acabar! Outros países: A Arábia Saudita, por exemplo, tira muita água da terra para regar os campos de trigo. Se continuar sempre a fazer isto, as reservas vão acabar por secar por volta do ano 2048. • Contaminação da água: O crescimento da agricultura e o uso de produtos especiais (por exemplo: pesticidas) é outra ameaça à água e às suas reservas debaixo da terra. Nos Estados Unidos e na Europa, onde a água que é tirada da terra representa uma parte da água que vai para a mesa para depois ser bebida e ingerida, já se chegou à conclusão que esta nem sempre está pura. Isto porque a água que está nas reservas debaixo da terra, por não ter contacto com o oxigénio, não fica absolutamente pura.

  15. Mares poluídos: O Mar Negro, tem as suas águas estragadas por causa de metais pesados. No que diz respeito ao Mar do Areal, desde que parte das águas dos dois rios que o alimentam, foram desviadas para regar as terras, ele está a secar. Agora é um deserto salgado. Nas suas margens tenta viver uma população, que tem várias doenças, principalmente respiratórias, a vender peixes apanhados no Oceano Árctico. • A Água no Mundo:O número de pessoas no mundo está a aumentar mas a quantidade de água que há para cada pessoa está a diminuir. Este problema está a ser discutido internacionalmente e começa mesmo a dar problemas entre alguns países. O Banco Mundial disse, em 1995, que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política". • Água –Se soubermos usar, ela não vai faltar :A água, além de ser um produto essencial, faz parte do nosso meio ambiente. No entanto, é muitas vezes mal usada e o seu desperdício é enorme. É preciso que tu e todas as crianças preservem a água para que no futuro a água ainda tenha qualidade.

  16. Os seres vivos e a água • Tal como o Sol, a água é muito importante para a vida do planeta. Já não restam dúvidas de que a vida começou na água. Daí ela ser tão importante para manter e reproduzir os seres vivos. • Nós precisamos entre 2 e 4 litros de água por dia que podem, não só ser bebidos, mas também ingeridos através dos alimentos. No corpo humano, a quantidade de água representa, em média, cerca de 65% do peso, ou seja, numa pessoa que pese 70 kg, existem 40 litros de água. O sangue é composto por 80% de água, o esqueleto por 44%, no cérebro essa percentagem sobe surpreendentemente para os 90%!

  17. Carta europeia da água Proclamada pelo Conselho da Europa em Maio de 1968 Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas. Os recursos hídricos não são inesgotáveis. É necessário preservá-los, controlá-los e, se possível, aumentá-los. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. A qualidade da água deve ser mantida em níveis adaptados às utilizações e, em especial, satisfazer as exigências da saúde pública. Quando a água, após ser utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações que dela serão feitas posteriormente. A manutenção de uma cobertura vegetal apropriada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos hídricos. Os recursos hídricos devem ser objecto de um inventário. A eficiente gestão da água deve ser objecto de planos definidos pelas autoridades competentes. A salvaguarda da água implica um esforço muito grande de investigação científica, de formação técnica de especialistas e de informação pública. A água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. A gestão dos recursos hídricos deve inserir-se no âmbito da bacia hidrográfica natural e não no das fronteiras administrativas e políticas. A água não tem fronteiras. É um bem comum que impõe uma cooperação internacional.

  18. Desportos de água • Rafting – um desporto bem radical que dá uma adrenalina única. • Canoagem – que começa agora a ser muito procurada em Portugal. • Vela – para os dias mais ventosos. • Canyoning – são descidas de pequenos rios a pé utilizando várias técnicas: escalada, rappel, natação, passeio a pé e toboggans. • Pesca – dizem que é dos desportos mais relaxantes que pode haver. Pelo menos em dias de pouca pesca...

  19. Poema sobre a água • "Beberei de todas as águas.Das mais doces, às mais amargas.Chorar-me-ei inteira,Até transformar-me em lago.O orvalho, choro da lua,Se mesclará nessas lágrimas.Eu, dissolvida em águas.A lua, nas minhas mágoas."

  20. Bibliografia • http://mundodaagua.com/ • Álbum: Music for Dreams • Faixa 1 - The Cows at Jodrell Bank

  21. Fim

More Related