1 / 26

Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS

Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS. COM de …. Introdução.

akiva
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária ORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaORAÇÃO DE INTERCESSÃO DE MOISÉS COM de …

  2. Introdução • Anim. –Mais uma vez nos reunimos, como Cenáculo Missionário, para aprendermos a rezar melhor e a fazer da oração uma atividade evangelizadora. Queremos invocar o Espírito Santo sobre o mundo e colocar a nossa vida nas mãos do Pai, como Jesus na sua Páscoa. Queremos deixar que Deus faça de nós seus instrumentos, de modo que o Evangelho de seu Filho se torne caminho de salvação e de vida para todos os povos da terra. Unamos a nossa voz, em súplica, a Deus, por um mundo mais unido, justo e fiel à Sua vontade.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • Moisés, colocado por Deus à frente do Povo, foi muitas vezes testemunha da rebelião e da crítica desse mesmo Povo que, depois de prometer obediência, por tudo e por nada se revoltava contra Moisés e, por consequência, contra Deus. Em vez de pedir o castigo sobre o Povo, Moisés põe-se sempre do seu lado, para suplicar a Deus o perdão. A oração de Moisés é a típica oração de intercessão. Também Jesus, na sua Páscoa, intercedeu por aqueles que o crucificaram para aprendermos a interceder uns pelos outros.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos- Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Acendei em nós o fogo do Vosso amor! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos- Acendei em nós o fogo do Vosso amor!

  7. Oração Inicial • Senhor Nosso Deus! Em vossa bondade quisestes dar-nos o vosso Filho, para interceder por nós, porque somos pecadores. Já também no Povo da Antiga Aliança tínheis concedido a Moisés o espírito de oração, para pedir o vosso perdão sobre os pecados de Israel. Concedei-nos, também a nós, o Espírito do vosso Filho para que saibamos compadecer-nos dos males do mundo e implorar sobre ele a vossa misericórdia. Por Cristo, Nosso Senhor. Amén

  8. Leitura Bíblica(Ex. 32, 7-14) 7Então o Senhor disse a Moisés: «Vai, desce, porque o teu povo que tiraste do Egito está a corromper-se. 8Bem depressa se desviaram do caminho que lhes tracei. Fizeram um bezerro de ouro fundido e estão a adorá-lo e a fazer-lhe ofertas, exclamando: “Povo de Israel, aqui tens os teus deuses que te fizeram sair do Egito!”» 9O Senhor disse ainda a Moisés: «Vejo bem que este povo é teimoso e rebelde. 10Agora, deixa-me, porque a minha ira vai-se levantar contra ele e vou destruí-los a todos. Mas de ti vou fazer uma grande nação.» 11Moisés implorou ao Senhor, seu Deus, e disse-lhe: «Senhor, por que estás tão irritado contra o teu povo, aquele que fizeste sair do Egito com grande força e poder? 12Não permitas que os egípcios digam de nós que foi por maldade que Deus nos tirou do Egito para nos matar nas montanhas e nos fazer desaparecer da terra! Não te deixes dominar pela ira, Senhor, e renuncia à ideia de fazeres mal ao teu povo. 

  9. Leitura Bíblica(Ex. 32, 7-14) 13Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Jacob, aos quais juraste e prometeste, por tua honra, que havias de tornar a sua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e conceder aos seus descendentes esta terra como herança eterna.» 14O Senhor renunciou à ideia que tinha manifestado de castigar o seu povo. Palavra do Senhor.

  10. Ressonância da Palavra • Cada um tenta recordar uma pequena frase da leitura

  11. Comentário • A leitura que escutámos mostra um momento tenso da história de Israel, em que o seu destino estava a ser pesado na balança.Enquanto isso, Israel continuava a dançar ao redor do bezerro, totalmente inconsciente da decisão que iria sair do diálogo entre Deus e Moisés. Deus declarou a Moisés: "Agora, deixa que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma..." (v.10). Quase parece que Deus está a pedir autorização a Moisés para fazer o que quer que fosse. No fundo, Deus só está à espera que Moisés intervenha, para ter a oportunidade de fazer a Sua vontade, que é salvar e não condenar. A misericórdia divina mostra-se presente na voz daquele que implora o favor de Deus sobre quem dele carece. • Na sua prece, Moisés apoia-se na experiência da fidelidade de Deus, feita no Egito. Deus tinha-se mostrado decidido a salvar o Povo, apesar das muitas dificuldades interpostas pelo faraó. Como poderia Deus deixar cair, agora, uma obra na qual se tinha empenhado tanto?

  12. Comentário • O que levou Moisés a implorar o perdão foi o conhecimento que ele tinha do coração de Deus, uma vez que tinha sido ele o mediador da obra salvadora de Deus. • "Por que se acende, Senhor, a tua ira contra o teu povo...? Por que hão-de dizer os egípcios: com maus intentos os tirou daqui, para matá-los nos montes e os eliminar da face da terra? Acalma o furor da tua ira, Senhor, e arrepende-te do mal contra o teu povo" (v. 11,12). • A frase ‘’farei de ti uma grande nação’’ nem sequer é tida em consideração pelo ‘amigo de Deus’. Na sua humildade, Moisés não cai na tentação de aproveitar em seu favor a ira de Deus contra o povo, para se tornar um novo Abraão. A preocupação de Moisés era a honra de Deus e não a sua, bem como a salvação do povo.

  13. Comentário • Moisés, o intercessor, deseja que Israel se salve porque já o sente como o seu povo, como o rebanho que lhe está confiado para ele proteger e guardar. Na sua oração, o amor a Deus e aos irmãos sobrepõem-se e nunca se separam.No final de Êxodo 32, encontramos a consumação da intercessão de Moisés. Depois de voltar ao arraial e colocar as coisas em ordem, dirige-se ao povo, dizendo: "Vós cometestes um grande pecado; agora, porém, subirei para junto do Senhor e talvez alcance o perdão do vosso pecado. Voltou Moisés para junto do Senhor, e disse: O povo cometeu um grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me do livro que escreveste" (vv. 30-32).

  14. Comentário Isto é intercessão. O intercessor é a pessoa que se coloca entre Deus e aquele que precisa da sua ajuda, do seu perdão ou da sua cura. E está disposto arriscar a sua vida e a sofrer para obter a graça que pede. Essa foi também , de fato, a maneira como Jesus intercedeu por nós. Ele interpôs-se entre Deus e nós e aceitou que fossem carregados sobre Ele os nossos pecados, os nossos sofrimentos e a nossa morte, para sermos salvos dela. Estamos nós dispostos a fazer o mesmo, uns pelos outros?

  15. Pistas para o diálogo de grupo • A oração será só pedir coisas a Deus ou é também comprometer-nos com os problemas e as pessoas para as quais invocamos o auxílio de Deus? Para que lugar passam os interesses pessoais do intercessor? Pode haver intercessão sem verdadeiro amor aos outros?

  16. Partilhar a leitura missionária

  17. Preces espontâneas • Anim. – Cada um de nós tente fazer uma oração de intercessão a Deus, a Jesus ou ao Espírito Santo por alguém ou por alguma necessidade da sua família, dos seus vizinhos, da Igreja ou do mundo. • Pai Nosso

  18. Oração pelo mundo • Anim. - Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. • Todos - Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! • Anim. - Do Coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Anim. - Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, ativo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  19. Oração pelo mundo • Anim. - Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Anim. - Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! • Todos - Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Amen!

  20. Entrega do Cenáculo • Anim.- Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim.- Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração de Bom Pastor. • Todos- Inflamai-nos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  21. Entrega do Cenáculo • Anim.- Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. • Todos - Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. • Anim.- Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... • Todos - ...seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Amen!

  22. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: - rezar por alguém cuja fé é débil ou que já a perdeu.

  23. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  24. Oração Conclusiva • Todos - Deus de bondade, Vós mostrastes a vossa grande misericórdia para connosco na forma como o Vosso Filho implorou o Vosso perdão sobre os nossos pecados. Ele quis carregar com todos eles e, com eles às costas, se apresentou diante de Vós para implorar a Vossa bondade como se fosse ele o pecador. Nele se manifesta a vossa vontade de que todos sejam salvos e cheguem à alegria da Vossa salvação. Moisés, mesmo sendo anterior a Jesus, é seu discípulo. Faz que também nós aprendamos a interceder uns pelos outros e pelo mundo inteiro, segundo o Espírito de Cristo Nosso Senhor. Amen

  25. Cântico

  26. Bênção e Despedida • Anim. - Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe

More Related