Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o pr...
Download
1 / 9

Introdução - PowerPoint PPT Presentation


  • 106 Views
  • Uploaded on

Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem. Othon C. Bastos Filho, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Paloma Dias Silveira, Nilson dos Santos Costa e Luis Carlos C. Fonseca http://www.lelic.ufrgs.br/desafios

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Introdução' - aimon


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Othon C. Bastos Filho, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Paloma Dias Silveira, Nilson dos Santos Costa e Luis Carlos C. Fonseca

http://www.lelic.ufrgs.br/desafios

Lab. de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, LELIC/UFRGS

Laboratório de Sistemas Inteligentes, LSI/UFMA

Paloma Dias Silveira


Introdu o
Introdução computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Sistema de desafios abertos inteligentes (IOCS - Intelligent Open Challenges System)

  • A concepção teórico-educacional desse Sistema tem como base a teoria de Jean Piaget, principalmente a Abstração Reflexionante, além disso, a metodologia de pesquisa utilizada: o Método Clínico

  • Desafios baseados em provas piagetianas, com o aporte da tecnologia multiagentes vinda da Inteligência Artificial

  • Não existe possibilidade de “acerto” ou “erro”, por ser um sistema aberto

  • No Sistema Inteligente pretende-se uma adaptação de príncipios do método clínico para a concepção e operacionalização do sistema, aplicando-se os desafios e, com isto, observando-se o processo da construção realizada pelo usuário, assim como o entendimento de suas próprias soluções.

Paloma Dias Silveira


Sistema de desafios abertos inteligentes
Sistema de Desafios Abertos Inteligentes computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Agente de Modelagem – Baseado na informação da interação do usuário com o sistema, ou seja, trabalha com os 5 tipos de reação observados no exame clínico piagetiano. Esta informação é fator de decisão para o agente estrategista na escolha dos desafios.

Agente Estrategista – Informa ao agente de desafios a necessidade de um certo desafio baseado na informação processada do agente modelador e requisita à base de questões perguntas que levem a provocar desequilíbrios cognitivos no usuário, criando um processo de problematização para o desafio usado naquele momento.

Agente Desafiador – Responsável em apresentar os desafios e as questões elicitadas pelo agente estrategista ao usuário do sistema e apresentar o desafio ao usuário.

Agente de Protocolo – É a entidade responsável por registrar as ações do usuário no sistema, possibilitando um mapeamento da evolução cognitiva do usuário.

Paloma Dias Silveira


Sistema de desafios abertos inteligentes1
Sistema de Desafios Abertos Inteligentes computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Base de Desafios – Local de armazenamento dos desafios, os quais serão acionados em consonância com as requisições do agente estrategista.

Base de Questões – Base de armazenamento de perguntas. O Agente Estrategista irá requisitá-las conforme os padrões e pesos dados pela programação contidos no sistema, que serão aplicados ao usuário.

Software Forchat –Tem o intuito de produzir contribuições que levem a abstrações reflexionantes, a partir das contribuições dos usuários anteriores e seus desafios. Para isso, reúne, ao mesmo tempo, as propriedades de um chat - interatividade e ícones para denominar os participantes - e de um fórum - permanência das discussões - possibilitando interações síncronas e assíncronas (AXT et al. 2000).

Usuário – É o agente humano e que interage com o sistema, registrando no software Forchat a sua experiência e compreensão obtidas a patir das suas próprias soluções. Essas contribuições podem ser usadas como auxílio por outros usuários on-line ou off-line caso os mesmos achem interessante. Dessa forma, o usuário faz parte integrante do sistema IOCS.

Paloma Dias Silveira


Arquitetura do iocs
Arquitetura do IOCS computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Paloma Dias Silveira


Interface inicial
Interface Inicial computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Paloma Dias Silveira


Os desafios abertos
Os Desafios Abertos computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Abstração da ordem das relações espaciais

Fazem parte das estruturas lógico-aritméticas. Há uma seqüência (série aditiva complexa), e para que o usuário possa solucionar o desafio, terá que entendê-la, bem como a lógica aplicada (por abstração reflexionante). O sistema possibilitará então, uma observação da construção cognitiva do usuário, a partir da observação de suas ações.

http://www.civitas.lelic.ufrgs.br/andrei/iocs/prototipo1_02.html

Paloma Dias Silveira


Conclus o
CONCLUSÃO computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Se espera que as perturbações cognitivas ocasionadas pela interação com o sistema provoquem compensações com melhoramentos da cognição, tanto de ordem estrutural, quanto de ordem funcional.

Finalmente, o que se pretende é desenvolver um sistema inteligente, adaptativo e construtivista, propiciando ao sujeito a ação sobre o objeto dentro do pressuposto de construtividade.

O sistema poderá ser usado como apoio em intervenções psicopedagógicas.

Paloma Dias Silveira


Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem

Contatos

Othon C. Bastos Filho – [email protected]

Margarete Axt - [email protected]

Sofiane Labidi - [email protected]

Paloma Dias Silveira - [email protected]

Nilson dos Santos Costa - [email protected]

Luis Carlos C. Fonseca - [email protected]

Paloma Dias Silveira


ad