1 / 40

Administra o Financeira

africa
Download Presentation

Administra o Financeira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Administração Financeira Arnaldo Poggi

    2. Quais os pilares de uma organização de sucesso?

    3. Perguntas que devem ser feitas Que novos tipos de benefícios deveríamos tentar proporcionar aos clientes daqui a cinco, dez ou 15 anos? Que novas competências - grupos de habilidades e tecnologias – precisaremos desenvolver ou adquirir para oferecer esses benefícios aos clientes? Como reconfiguraremos nossa interface com o cliente ao longo dos próximos anos?

    4. Administração Financeira Objetivos do administrador financeiro. A gestão financeira tem por objetivo geral, direcionar a empresa para que esta obtenha lucro dentro de um nível aceitável de risco e que esse lucro se transforme rapidamente em dinheiro. Em sentido restrito, pode-se entender por finanças “o ato de prover meios de pagamento”.

    5. Qual o objetivo do Administrador Financeiro hoje? O objetivo do administrador é: Maximizar o retorno sobre o investimento com sustentabilidade, pensando ecologicamente, gerando riqueza e dando lucro aos acionistas.

    6. Atuar no sistema de maneira ética, inovadora e sustentável, atendendo e superando as expectativas dos stakeholders.

    7. Funções do Administrador Financeiro. Gerenciar os recursos/escassez financeira; Manter Liquidez e equilíbrio da organização; Tomar decisões Estratégicas e Táticas de caixa; Manter a perpetuidade dos Negócios; Planejar ;

    8. Perguntas que devem ser feitas Por que gastar? Por que Investir? Por que preciso disso ou daquilo? O que impulsiona as pessoas a fazerem negócios (Empreender)? Maximização do Retorno sobre o Investimento. Minimização do Risco para os Sócios. Risco Sistêmico. Não sistêmico.

    9. Risco Sistêmico. Governo (Mundo) Políticas Monetárias. Políticas Fiscais.

    10. Princípios Básicos da Contabilidade. ENTIDADE A separação na prática de PJ para PF. CONTINUIDADE; Uma vez constituída, as empresas devem ser feitas para durar. “Empresas Feitas para durar ; Jim Collins” OPORTUNIDADE; Refere-se a preparação para tomar decisões que modifiquem o estado, patrimônio registrando-os. REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; Refere-se ao registro à valor presente dos fatos.

    11. Princípios Básicos da contabilidade. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; Correção do valor do dinheiro no tempo. COMPETÊNCIA; As receitas e as despesas devem ser registradas no período em que ocorrerem, independentemente de recebimento ou pagamento. PRUDÊNCIA; Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO.

    12. Conceito de: Gastos Investimentos Custos Despesas Perda.

    13. Gastos: Esforço que a entidade realiza para a obtenção de um bem ou serviço. Investimentos: Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. aquisição de móveis e utensílios; aquisição de imóveis;

    14. Custos: Gastos acumulados para executar uma atividade, fabricar um produto ou adquirir uma mercadoria. Exemplo: Salário do pessoal da produção; Matéria-prima utilizada no processo produtivo; Mercadorias para venda; Despesas: Gastos com bens e serviços consumidos direta ou indiretamente com a finalidade de obtenção de receitas. Exemplo: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas; Salários e encargos sociais do pessoal administrativo; Energia elétrica consumida na sede administrativa;

    15. Exercício Perda Gasto não-intencional decorrente de fatores externos fortuitos da atividade produtiva normal da empresa. São exemplos: Incêndio; Estoques Obsoleto; Período de greve; Enchente; Furto/roubo.

    16. Planejamento Financeiro É possível planejar o futuro financeiro dos negócios? O administrador deve observar os cenários Macro e Microeconômicos futuros. Selic, inflação, políticas monetárias e Fiscais.

    17. Planejamento Financeiro É possível planejar o futuro financeiro dos negócios? O administrador deve observar os cenários Macro e Microeconômicos futuros. Selic, inflação, políticas monetárias e Fiscais.

    18. Planejamento Financeiro É possível planejar o futuro financeiro dos negócios? O administrador deve observar os cenários Macro e Microeconômicos futuros. Selic, inflação, políticas monetárias e Fiscais.

    19. Planejamento Financeiro Planejamento de curto prazo. Tático/Operacional. Planejamento de Longo Prazo. Estratégico. Exercício das projeções Financeiras. Projeções de Fluxo de Caixa. Ferramentas de Gestão e Planejamento Curto e longo prazo.

    21. De que forma criaremos a sustentabilidade dos processos e projetos?

    22. De que forma criaremos a sustentabilidade dos processos e projetos?

    23. Ferramentas para Análise Financeira BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstração econômico/financeira. “fotografia estática”

    24. BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstração econômico/financeira. “fotografia estática”

    25. BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstração econômico/financeira. “fotografia estática”

    26. BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstração econômico/financeira. “fotografia estática”

    27. DRE: Demonstração dinâmica.

    31. FLUXO DE CAIXA: “bola de cristal”

More Related