1 / 34

Revista Digital Planeta Sustentável

Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 02 - Setembro/ 2011 – Porto Alegre - RS. Revista Digital Planeta Sustentável. Uma Questão de Saúde. Editorial. Capa. Tabagismo. Febre Amarela. Alimentação Saudável. Fobias. Câncer. Progeria.

ada
Download Presentation

Revista Digital Planeta Sustentável

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 02 - Setembro/ 2011 – Porto Alegre - RS Revista Digital Planeta Sustentável Uma Questão de Saúde

  2. Editorial Capa Tabagismo Febre Amarela Alimentação Saudável Fobias Câncer Progeria Cuidados na Manicure e Pedicure Pânico Gripe A (H1N1) Conjuntivite Bacteriana I Campanha de Cadastro de Medula Óssea Bullying AIDS Diabetes Distúrbios Alimentares Obesidade Catarata Anorexia Nervosa Difteria Asma Rinite Câncer de Mama Alzheimer Depressão Dengue Cirrose Hepática Diet e Light Hepatite Mensagem Autores Referência Bibliográfica

  3. Editorial Nossos educandos da 7ª série, preocupados em utilizar racionalmente os recursos que o Meio Ambiente oferece, propõem debater, informar e levar ao conhecimento dos leitores que um planeta só pode ser viável se seus habitantes viverem de maneira consciente, começando pelos cuidados com a própria saúde , que implica a adoção de hábitos saudáveis. Não é possível cuidar dos outros ou do planeta se nós não dermos atenção e cuidados à nossa própria vida. O objetivo desta 2ª edição da Revista Digital- Planeta Sustentável é informar o leitor sobre os danos que a alimentação, o ar que respiramos, a água que bebemos e os produtos que consumimos para higiene e limpeza (inclusive os cosméticos) podem trazer para a saúde se não forem utilizados de forma consciente. Se o corpo humano viesse com um manual, seria fácil controlar nosso peso, balancearmos nossa alimentação e adequarmos nosso comportamento para ter mais qualidade de vida e ficar livre de doenças. Mas, como isso não é possível, o resultado depende de nossos hábitos diários, que devem, antes de mais nada, privilegiar o consumo de muita água, de uma alimentação saudável, com baixo teor de gordura, sal e sem aditivos ou conservantes químicos. Nossos educandos, nesta edição, pretendem provocar uma mudança de hábitos em você, leitor. “É preciso ficar atento a tudo aquilo que consumimos, para não transformarmos nosso corpo em uma bomba-relógio”, afirmam. Educadoras: Fabiane Martins, Fátima Libano, Roseane Teixeira e Mariluce Campos

  4. Tabagismo Segundo o Ministério da Saúde, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. Então um conselho amigo é afastar-se disso, pois o cigarro causa envelhecimento precoce, tuberculose, derrame cerebral, anorexia, câncer pulmonar, como também pode comprometer a saúde dos que estão em sua volta. Pense nisso!

  5. Alimentação Saudável Consuma diariamente alimentos, como cereais integrais, feijões, frutas, legumes, verduras,leite e derivados, carnes magras, aves ou peixes. Nas refeições, monte o seu prato com pelo menos dois terços de alimentos de origem vegetal. Faça ao menos três refeições principais por dia.Comece as refeições com uma grande quantidade de salada, com folhas verdes e variedade de legumes. Beba muita água entre as refeições. Se for possível, faça compras, pelo menos duas vezes por semana, de alimentos frescos da estação, que são mais baratos e nutritivos. Os melhores lanches, entre as refeições, são frutas frescas ou suco de frutas, sem adição de açúcar. Evite usar margarina, manteiga ou maionese nos sanduíches, em função da gordura, substitua pelo requeijão. Lembre-se: você pode estranhar o sabor inicial dos alimentos naturais, mas depois de um tempo você irá preferi-los, preparados com pouca gordura, sal e açúcar. Dê o tempo necessário para o seu paladar se acostumar a isso. Seja persistente. Sua saúde agradece.

  6. Cuidados na Manicure e na Pedicure Quando vamos ao salão de beleza, podemos enfrentar alguns riscos à saúde, pois alguns instrumentos usados para fazer manicure e pedicure como, alicates, lixas, espátulas e tesouras, podem não ser bem esterilizados. Isso pode causar vários fungos e doenças. Uma delas causada pela falta de esterilização é a Onicomicose que é uma infecção causada por fungos que atingem as unhas e as deixam danificadas , ocas, quebradiças e podem até cair. As doenças são transmitidas através de alicates ou tesouras contaminadas e podem causar Hepatite B e em casos mais graves até a contaminação pelo vírus HIV (AIDS). Para evitar esses problemas,o cliente deve exigir material esterilizado ou levar seu kit particular com os seus instrumentos. Precisamos estar sempre atentos à esterilização dos materiais usados nos salões de beleza, para evitar a proliferação de doenças.

  7. A gripe “A”, também conhecida como Gripe Suína ou Influenza H1N1, é uma gripe que tem cura, mas se não for tratada, certamente irá causar a morte do indivíduo. A gripe foi inicialmente detectada no México, no final de 2009. Seus sintomas são basicamente iguais aos da gripe comum: febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Os grupos de risco são: Gestantes, Crianças (menores de 2 anos), idosos, asmáticos, entre outros. Sua contaminação é como a da gripe comum, por vias aéreas, contato direto com o infectado. Após ser contaminado o paciente não deve sair de casa nos primeiros 5 dias, pois este é o período de contaminação. A contaminação não ocorre pelo consumo de carne de porco ou qualquer outro produto suíno, como muitos pensavam. Para evitar a contágio deve-se usar máscaras, também deve-se lavar as mãos após tocar em materiais públicos e também evitar o contato com pessoas infectadas. Após o surto no México, a doença se espalhou pelo mundo inteiro. A preven ção para está doença se dá por meio da vacina,encontrada nos Postos de Saúde, que normalmente é gratuita para crianças, gestantes e idosos. Para as outras pessoas que quiserem se prevenir, a vacina é encontrada em Clinicas Médicas Particulares. Gripe A(H1N1)

  8. Bullying Quando ouvimos a palavra Bullying, pensamos logo na escola, mas geralmente a origem do problema começa em casa, devido, muitas vezes, a negligência dos pais, a falta de carinho, e quando prestam atenção no filho, é só para recriminá-lo. Isso pode levar a pessoa a cometer agressões com colegas no intuito de descarregar a sua raiva. Tivemos uma palestra Antibullyng com o professor Aloizio Pedersen no Auditório da Escola, onde ele mostrou casos de adolescentes que sofriam Bullying desde a infância. Mostrou o caso de Matheus, um menino que foi morto por estar acima do peso que a sociedade considera “ideal”. Muitas vezes, a pessoa chega a se cortar e até mesmo a se matar, para tentar “amenizar” o sofrimento . Você acha isso certo? Então pense antes de falar algo de alguém, isso pode trazer sérias consequências. Bullying, to fora!

  9. Progeria é uma doença da infância muito rara, ela causa envelhecimento prematuro. Afeta 1 em cada 8 milhões de recém nascidos. A forma mais severa dessa doença é a síndrome de Hutchinson-Gilford, uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de, 14 anos para garotas e 16 para garotos. A inteligência dos que sofrem essa doença não é afetada. Os sintomas dessa doença são: queda do cabelo, baixa estatura, face estreita, pele fina e com rugas, falta de sobrancelha, voz afinada e envelhecimento precoce do bebê. Não existe nenhum diagnóstico especifico para essa doença e nem um tratamento que impeça a evolução da doença,assim, as crianças serão tratadas mediante as queixas que apresentam. Progeria

  10. Distúrbios Alimentares A cada ano surgem mais casos de adolescentes com distúrbios alimentares como Anorexia, Bulimia, e a Compulsão Alimentar. Em pessoas obsessivas pelo corpo perfeito, que não têm consciência da conseqüência que essa doença pode causar,podem chegar à magreza extrema ou até a morte da pessoa. Isso pode acontecer a qualquer um, como foi o caso da cantora Demi Lovato, que na infância sofria Bullying por ser fora dos padrões de beleza e chegou ate a se auto mutilar por causa disto ela entrou em crise, começou a ter distúrbios psicológicos e alimentares e se internou em uma clinica de reabilitação. Demi se recuperou totalmente e agora é um exemplo de superação pois encarou os próprios problemas com coragem e derrotou seu maior inimigo: a falta de auto aceitação.

  11. AnorexiaNervosa • O que se sente? • Perda de peso em um curto espaço de tempo; • Alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões; • Crença de que está gordo, mesmo estando excessivamente magro; • Parada do ciclo menstrual (amenorréia); • Interesse exagerado por alimentos. Quais são as causas? Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa.Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. O que é? Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos, podendo levar à morte por desnutrição. Como se previne? Uma diminuição da pressão cultural e familiar com relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares.

  12. Obesidade A obesidade é uma doença conhecida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, no qual é causado pelo alto consumo de comida (principalmente doces e alimentos gordurosos) e falta de exercícios. A prevenção é clara e óbvia: Alimentar-se bem, praticar esportes e fazer até 6 refeições ao dia. A cada ano o número de obesos aumenta não só pela falta de cuidado com a alimentação, mas principalmente devido ao sedentarismo.

  13. Asma A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis. A criança pequena pode apresentar chiado como manifestação da asma, porém nesta idade, é difícil estabelecer o diagnóstico correto, pois a asma se confunde com outras doenças respiratórias, como por exemplo, as infecções causadas por vírus da gripe. Um bebê que chia não necessariamente desenvolverá asma, mas a persistência do chiado pode indicar que tem asma relacionada à alergia. Os principais sinais de alerta são: - Tosse seca persistente , principalmente à noite; - Chiado no peito; Respiração mais rápida do que o normal; Falta de ar; Cansaço físico; Sensação de aperto ou dor no peito. É importante seguir um tratamento com acompanhamento médico para controlar os sintomas e evitar crises.

  14. O Câncer de Mama O Câncer de Mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Todas as mulheres devem realizar a Mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anualmente, a partir dos 35 anos de idade e mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau). O auto-exame deve ser feito frequentemente, as mulheres não devem esperar sentir o nódulo. Os sintomas do Câncer de Mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Essa doença apresenta incidência crescente e elevada taxa de mortalidade entre mulheres brasileiras. Atualmente no Brasil, estima-se a incidência anual de 40.000 novos casos, acarretando aproximadamente 4.000 óbitos por ano. Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável, se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, levando algumas mulheres a perderem um tempo precioso. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura do câncer".

  15. AIDS A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da AIDS, também conhecido como HIV, encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. A AIDS é transmitida de diversas formas. As principais formas de contágio são:compartilhar seringa,manter relações sexuais sem preservativo, contato direto com ferimentos, também é transmitida de mãe para filho.Os principais sintomas são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. A prevenção é muito simples, basta fazer o uso de preservativos no ato sexual , não compartilhar seringas ou objetos cortantes com pessoas infectadas.

  16. Rinite Rinite é um termo médico que descreve a irritação e a inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal.Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia. Algumas pessoas apresentam rinite alérgica, tanto adulto quanto criança. As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes e até medicamentos. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica. A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando for tratada corretamente. A obstrução nasal da rinite pode causar outras consequências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, otite média crônica, voz anasalada e sinusites

  17. Difteria A Difteria é uma infecção contagiosa que pode,se não tratada,causar a morte do indivíduo. É provocada pela bactéria Corynebacterium Diphtheriae. Atualmente não é tão frequente nos países desenvolvidos, devido à vacinação contra a doença. No entanto, as bactérias da difteria ainda existem no mundo. As bactérias da difteria encontram-se normalmente nas gotículas da saliva expulsas com a tosse. Raramente as bactérias se propagam através de objetos, brinquedos ou roupas. Normalmente, as bactérias multiplicam-se na superfície ou perto das membranas, mucosas da garganta, onde provocam inflamação. Os sintomas costumam começar com uma inflamação ligeira na garganta e com dor ao engolir. Em geral, a pessoa tem alguma febre, uma frequência cardíaca acelerada, náuseas, vômitos, calafrios e dor de cabeça. Os gânglios linfáticos do pescoço podem inflamar-se. Na maioria dos casos, as bactérias formam uma pseudomembrana (uma lâmina de material composto de glóbulos brancos mortos, bactérias e outras substâncias) perto das amígdalas. A pseudomembrana é áspera e tem uma cor cinzenta. Se for extraída bruscamente, pode provocar uma hemorragia das membranas mucosas . A pseudomembrana pode estreitar os canais respiratórios ou desprender-se de improviso e bloquear completamente a via respiratória, impedindo que a pessoa possa respirar.A recuperação da difteria geralmente é lenta.

  18. CONJUNTIVITE BACTERIANA A Conjuntivite Bacteriana é altamente contagiosa, o olho produz uma secreção muitas vezes branca e espessa,com consistência cremosa. Essa infecção geralmente acontece em só um dos olhos. Pode infectar os dois e para evitar isso, o paciente deve lavar as mãos antes e depois de aplicar a medicação prescrita pelo médico. Tomar cuidado para não tocar no olho infectado e depois tocar no olho saudável. Seus utensílios como, toalhas e os panos utilizados para poder limpar o olho devem ser mantidos separados das outras toalhas e panos de limpeza para não contaminar outras pessoas da família. Em alguns casos mais graves de Conjuntivite Bacteriana existem indicações para cirurgia, de forma a corrigir o alinhamento das pálpebras ou para abrir os canais lacrimais obstruídos.

  19. Pânico Um ataque de pânico, também conhecido como crise de pânico ou crise de ansiedade, é um período de intenso medo ou desconforto. Os sintomas (variam de pessoa para pessoa) incluem tremores, calafrios, sensação de desespero,... A desordem difere de outros tipos de ansiedade na medida em que o ataque de pânico acontece de forma súbita, parece não ter sido provocado e é geralmente incapacitante. A pessoa que sofre ou sofreu de pânico muda sua visão de mundo, direcionando a sensibilidade que lhe é peculiar para o lado positivo da vida. É importante saber que os ditos calmantes apenas livram a pessoa dos sintomas agudos, a curto prazo. Muitos dos que sofrem de ataques de pânico relatam medo da morte, um "estado de loucura" ou uma perda de controle das emoções e do comportamento. As experiências geralmente provocam uma forte urgência de escapar ou se ver distante do local onde o ataque começou (a reação de lutar ou fugir) e, quando associadas a dores no peito ou falta de ar, necessitam de tratamento médico (vale lembrar que não há registros de mortes causadas por ataques de pânico).

  20. Fobias Fobia é o medo irracional de alguma coisa. Existem diferentes tipos de fobia, que vão desde o medo de cemitérios a até pronunciar palavras grandes. Os três tipos básicos de fobias são: a agorafobia,a fobia social,as fobias específicas. A Fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados. O tratamento mais indicado é a psicoterapia. Os sintomas são: transpiração excessiva, taquicardia, náusea, vertigem, calafrios, dor no peito, sensação de falta de ar e formigamento. Muitos neurocientistas explicam que a causa da fobia pode estar relacionada com fatores biológicos, como um aumento do fluxo sanguíneo e maior metabolismo no lado direito do cérebro em pessoas fóbicas.

  21. Câncer A palavra câncer vem do latim, e significa caranguejo, pois a célula doente ataca e se infiltra na célula sadia como tentáculos de caranguejo. O câncer pode levar anos para se manifestar e já foram descobertos mais de cem tipos da doença, a maioria sendo benignos (com cura) desde que sejam tratados num estágio inicial e de forma correta. Os tumores aparecem no organismo quando as células se desenvolvem descontroladamente, em função de um problema nos genes. O tumor desenvolve uma rede sanguínea para se manter. Através do sistema linfático e sanguíneo, as células malignas se espalham para o resto do organismo, desenvolvendo o câncer em outras regiões. Existem vários fatores que favorecem o surgimento do câncer, como predisposição genética (casos de família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. O melhor tratamento para evitar o câncer é ter uma boa alimentação, evitar o fumo, álcool, usar protetores solares ou bloqueadores solares, etc. Quando se faz necessário a retirada do tumor, a cirurgia é a melhor opção. Outros procedimentos utilizados são a quimioterapia que visa, através de remédios, impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as à morte. Esse procedimento muitas vezes tem efeitos colaterais, como a queda dos cabelos, enjôos, e outras debilitações no organismo.

  22. Catarata Doença em que a visão fica parcialmente ou totalmente opaca, pode ser causada por traumatismos, idade, diabetes, uso de medicamentos. E pode levar à cegueira. Atualmente a cirurgia é feita com a remoção do cristalino por micro fragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, e logo após é implantado uma lente intra-ocular. Hoje em dia, o paciente pode ser anestesiado apenas com colírios, pois o tamanho da incisão é muito pequena (2 a 3 milímetros), podendo assim sair da sala já enxergando, porém um pouco menos que a visão esperada, que só irá ocorrer em aproximadamente um mês.

  23. Febre Amarela A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a Febre Amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de Cerrado, florestas). Uma pessoa não transmite Febre Amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

  24. DEPRESSÃO É uma doença física como outra qualquer, só que “bagunça” as emoções das pessoas. Ela é muito difícil de ser diagnosticada, pois pode ser confundida com uma tristeza profunda, apatia, preguiça, falha de caráter, fraqueza e irresponsabilidade. A pessoa deprimida ou com predisposição à depressão, às vezes, com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada, ou numa crise severa cair num abismo sem fim. Porque é assim mesmo que se sente um deprimido, sem perspectiva de vida, sem amor próprio, pessimista, desanimado, que não vê graça em nada a não ser no seu isolamento e luto em vida. Isso ocorre devido ao mau funcionamento cerebral. A depamina regula o humor, sono, e apetite. Na depressão, a mesma, junto com outros fatores químicos, desorganiza todo o seu cérebro. É importante a ajuda de um profissional médico e na maioria das vezes medicação e psicoterapia para tratar a depressão.

  25. O Mal de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer, é dedicado ao alemão Alois Alzheimer. Os primeiros sintomas são a perda de memória de curto prazo, falta de atenção, perda da flexibilidade do pensamento. A pessoa também sofre com uma certa desorientação, perdendo,às vezes, a noção de tempo e espaço. Como o passar dos anos, a pessoa com Alzheimer tem uma certa dificuldade em reconhecer objetos e em executar determinados movimentos. As lembranças mais antigas não são tão afetadas quanto as de curto prazo. Depois de um tempo a dificuldade na fala começa a aumentar e o pessoa vai perdendo a capacidade de ler e de escrever. Durante essa fase pode começar a não reconhecer seus parentes e amigos, e acaba tendo problemas emocionais, chegando ao choro, ataques inesperados de agressividade. Na chamada última fase, fica completamente dependente das pessoas que tomam conta dele(a). A linguagem está reduzida a simples frases, mas a agressividade ainda pode estar presente. A pessoa acaba por não conseguir desempenhar atividades mais simples como comer e se vestir. Ele(a) tem de ficar numa cama e por fim vem a morte que não é causada pelo mal de Alzheimer, mas sim por outro fator externo. Alzheimer

  26. DIABETES Diabetes é uma doença que pode ser tratada de várias maneiras. O principal de tudo é uma alimentação saudável e atividade física. Quando essa doença surge no corpo de alguém, é por que o pâncreas não produz mais a insulina necessária para o controle do açúcar e é aí que o organismo pede a ajuda da INSULINA Glicose normal é aquela que varia de 70 a 120 , já aqueles que têm o problema, a glicose normal é de 70 a 158. Quando surge a glicose acima de 300 tem o nome de HIPERGLICEMIA. E abaixo de 65, temos o nome de HIPOGLICEMIA. Os sintomas de Diabetes: Muita sede, urina muito, muita fome, come e não engorda, muito sono, cansaço e nervosismo. Os sintomas de quando ocorre a hipoglicemia: Tremor, visão embaçada, suor frio, nervosismo e muita fome. Temos dois tipos de diabetes: DIABETES TIPO 1 E DIABETES TIPO 2. DIABETES TIPO 1: Ocorre na fase da adolescência , é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos. Para controlá-la é só regular a alimentação, manter a medida da glicose no normal, cuidando da alimentação e utilizando as medicações que o Médico indicar, muitas vezes insulina também. DIABETES TIPO 2: Ocorre na fase adulta, acima de 35 anos, traz mais problemas para os rins, visão, queda de cabelos , difícil cicatrização. O controle é feito com medicação, como a do tipo 1, insulina e controle nos alimentos que consome. Hábitos alimentares saudáveis, atividade física e a ajuda de uma nutricionista é o recomendado para as pessoas com Diabetes, tanto do Tipo 1 ou do Tipo2.

  27. Cirrose Hepática O termo Cirrose é utilizado para designar a fibrose no fígado. O tipo mais comum é a Cirrose Hepática, que afeta o fígado e é causada por inflamações (hepatite). No início, não há praticamente nenhum sintoma, o que torna difícil o diagnóstico precoce, pois a parte ainda saudável do fígado consegue compensar as funções da parte lesada durante muito tempo. Em uma fase mais avançada da doença, podem surgir desnutrição, hematomas, aranhas vasculares, sangramentos de mucosas, etc. O único tratamento totalmente eficaz para portadores de Cirrose Hepática é o transplante de fígado. Fígado normal Cirrose

  28. Diferença entre Diet e Light Existe uma diferença entre Diet e Light, e confundir esses dois tipos de alimento ou bebida pode ser fácil. Um alimento Diet é aquele que não possui açúcar, gordura, sódio, etc. Esse tipo de produto foi desenvolvido para pessoas que têm tolerância a esses componentes listados, como as pessoas diabéticas. Por exemplo, nos chocolates Diet, o açúcar é substituído por adoçantes Os produtos Lights, são produtos que contêm apenas uma redução de açúcar, de sódio, gordura, mas não possuem uma isenção total desses produtos. É feito para pessoas que precisam atender algumas necessidades nutricionais. Os produtos Diets também são feitos para quem procura o emagrecimento e nos alimentos Lights, é trazida a redução de algum nutriente específico ou do valor energético.

  29. Hepatite A Hepatite é toda e qualquer inflamação no fígado que pode sair de uma simples inflamação para uma complicação muito maior, que pode resultar até na morte do indivíduo. Existem várias formas de contrair hepatite. A mais conhecida é por vírus. É comum em todas as hepatites uma grande destruição das células hepáticas. Há três tipos de hepatite, a hepatite A, que é a mais leve de todas. O único tratamento que existe para ela é o repouso , porque o fígado fica como uma gelatina e se mexer, se desmancha. Os sintomas começam súbitos, com febre baixa que é causada pelo vírus. A hepatite B é transmitida pelo sangue, é considerada também uma doença sexualmente transmissível. Os sintomas são muito parecidos com a da outra hepatite, mas quando fica mais crônica, pode virar uma Cirrose Hepática. A Hepatite pode ser adquirida através de uma transfusão sanguínea, ou na manicure, no salão de beleza. A maioria dos pacientes é assintomática no período agudo da doença, mas também pode ser semelhante as outras . A hepatite C também pode ser adquirida na transfusão sanguínea e uso de drogas. Os sintomas são semelhantes aos das outras. Estima-se que 3% da população mundial esteja contaminada com esse vírus. É muito perigosa, pois pode provocar a Cirrose Hepática e o Câncer de Fígado.

  30. A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O mosquito suga o sangue de uma pessoa incitada com esse vírus, dentre 8 ou 12 dias, pode transmitir a doença e depois de 3 a 5 dias a pessoa contaminada começa a sentir alguns sintomas. A Dengue pode ser prevenida com alguns cuidados como, não deixando água parada em pneus, caixas d’água, tonéis, plantas ou qualquer lugar que possa acumulá-la. Há três tipos da doença: Dengue Clássica cujo sintomas são: dor de cabeça, febre, dores no corpo e cansaço. O outro tipo é a Febre Crônica em que os sintomas são os mesmos, mas quando a febre acaba, surgem algumas reações mais graves como, perda de consciência, vômitos, dores abdominais. Já, a Febre Hemorrágica da Dengue age muito rápido, podendo levar um paciente a morte em 24 horas por insuficiência circulatória. Dengue

  31. I Campanha de Cadastramento de Medula Óssea Doe Esperança! Doe Vida! Ajude quem quer viver! No dia 17 de junho, na Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, aconteceu a finalização do projeto "Doe Esperança, Doe Vida“, com a presença do HEMORGS para o cadastramento de Medula Óssea. Iniciativa dos educandos da 7ª Série e da Instituição que tinham como objetivo ampliar o cadastro de possíveis doadores de Medula Óssea. Foram realizados 210 cadastros neste dia e nossos alunos estiveram presentes em todos os segmentos, ajudando desde a recepção dos doadores até o preenchimento das fichas. Foi gratificante vê-los tão empenhados nesse ato de solidariedade.

  32. Mensagem dos Educandos - 7ª série A relação do Meio Ambiente está diretamente ligada à nossa qualidade de vida e saúde. Quando pensamos sobre as questões do impacto ambiental, de ações provocadas pelo homem como desmatamentos, queimadas, descarte do lixo, poluição das águas, etc. e como consequência esses atos influenciar na vida das pessoas, devemos ficar sempre atentos as nossas escolhas . É preciso preservar o nosso ambiente para garantir uma boa saúde e hábitos saudáveis agora, no presente e no futuro para que as próximas gerações, possam também usufruir de praças e parques limpos. Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida.

  33. Alunos Autores Alane Medeiros Ana Paula Kasper Bruno de Lima Carolina Fernandes Carolinne Xavier Diego Alvares Eduarda Szmidtke Fernanda Ilha Gabriel Minatto GiovanaTrombetta Giulia da Costa Graziela Jardim Isadora Klein Ivan Teixeira João Pedro Lopes Júlia Gonçalves Laura Rebello Leonardo Pedroso Lia Siqueira Luisa Ribeiro Lysiane Cabral Marcos Flores Marina Trusz Maycon da Silva NatháliaWaechter Pihetro Rodrigues Roberta Moraes Rodrigo Silva Taina Teixeira Victoria Deorristt Victória Rodrigues Victória dos Santos Yuri Jacques Seixas Alícia Oliveira Antonio Scartezzini BetinaCarboni Bruna Leite Camila Divan Caroline Maciel Eduardo Gobeti Gabriel Ruas Gabriel Pacheco Gabriel Jacques Gabriela Hertkert Giovanna Perufo Ingrid Reis Jéssica Soares Luccas Penteado Luisa Garibaldi Luiza dos Reis MarcelliZanirati Maria Carolina Alexandre Marina Kuser Marina Goulart Matheus Dornelles Matheus Cardoso Matheus Espiñosa Milena Anacleto Rodolfo Bandeira Ryane Andrade ThábattaMaguatini Viviane Pólvora Yasmine Gonçalves Alícia Nunes Ana Luiza Freire Bruna Soares Cairo de Lima Danna Ferreira Douglas do Amaral Enrique Mignoni Erick Blumberg Gabriel Feiertag Gabriela Carneiro Guilherme da Silva Guilherme de Andrades Jeferson Silveira Júlia Fracasso Larissa da Silva Larissa Goularte Leonardo Uhde Lucas de Oliveira Marcus Severiano Mateus Jobim Paola Soares Vanessa Rodrigues William Zabot Yuri Passos Participação: Educadores(as) da 7ª Série Professoras Responsáveis: Fabiane Martins – Informática Educativa Fátima Libano - Ciências Mariluce Campos – Ciências Roseane Teixeira – Português

  34. Referência Bibliográfica CRUZ, José Luiz Carvalho da. Projeto Arariba : Ciências 7ª Série - EF . SP: Editora Moderna, 2007. Referências Eletrônicas Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismoem 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADnaem 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosaem 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via em http://www.tuasaude.com/sintomas-de-progeria/ em 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via em http://www.tuasaude.com/progeria-envelhecimento-prematuro/ em 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via em http://www.asmasobcontrole.com.br/asma/como_tratar.asp em 16 de agosto de 2011. Disponível na Internet via em www.suapesquisa.com/aidsem 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Riniteem 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://www.tuasaude.com/conjuntivite-bacteriana/ em 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://www.suapesquisa.com/cancer/em 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=336em 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://www.veraosemdengue.com.br/pergun ta/ver/12/0/0/quais-sao-os-sintomas-da-dengue em 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://artesdemanicure.blogspot.com/2011/01/doencas-transmissiveis-em-saloes-de.html em 26 de agosto de 2011. Disponível na Internet via http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138em 26 de agosto de 2011.

More Related