1 / 15

INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES

INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES. OBJETIVOS

abie
Download Presentation

INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES OBJETIVOS Ao final desta semana, você deverá ter clareza sobre algumas concepções de linguagem e ter vislumbrado a multiplicidade de formas de linguagem em suas realizações referenciais, lúdicas e artísticas, no contexto individual, social e pedagógico.

  2. Registre, no espaço abaixo, suas reflexões sobre: o seu entendimento do que seja linguagem; as distintas formas de uso da linguagem; as manifestações concretas que podem revelar cada uma das possíveis linguagens; as manifestações envolvendo as distintas formas de linguagem em interação.

  3. (...) TRABALHANDO Para que possamos experienciar as concepções sobre as quais iniciamos esse processo de reflexão, convidamos você a assistir ao episódio Rapsódia em Azul, integrante da produção da Disney Fantasia 2000 ( disponível no pólo) e a elaborar um texto síntese a partir da tarefa.

  4. CONTEXTUALIZANDO O vídeo a que você vai assistir é um dos segmentos apresentados na Fantasia 2000 da Disney. Fantasia 2000 traz uma nova versão da antiga produção realizada pela Disney em 1940. Esta nova versão apresenta sete novos segmentos e traz a volta de O Aprendiz de Feiticeiro.

  5. Quanto ao episódio – Rapsódia em Azul – os críticos salientam que é um desenho feito claramente para adultos, onde se pode acompanhar os conflitos pessoais de quatro personagens nova-iorquinos. O episódio conta com a música de George Gershwin e com a inspiração visual ao artista Al Hirschfeld.

  6. DICA Antes de assistir ao vídeo, leia com atenção as questões que lhe apresentamos como roteiro de observação. É importante que você assista, no mínimo, duas vezes ao vídeo para poder ter elementos mais completos para posterior discussão com os colegas e para a elaboração de um texto síntese. Faça apontamentos a partir de suas observações.

  7. ROTEIRO PARA ANÁLISE Por meio de que elementos o cenário é construído e forma uma imagem na nossa mente? Qual é o cenário que serve de pano de fundo para a história? Embora sem palavras, é possível identificar as emoções, estados e sentimentos de cada um dos personagens? Como se pode percebê-los?

  8. Quais são as frustrações e problemas dos personagens? O que permite fazer essa leitura? Como as histórias dos personagens se entrecruzam? Que elementos permitem perceber esse entrecruzamento? Que elementos permitem a identificação dos sonhos dos personagens? Por meio de que elementos pode-se perceber a concretização desses sonhos?

  9. Qual o papel das cores na expressão de cada personagem e de cada situação? Qual a função da música na construção e progressão da história? Atente para as tonalidades e ritmos musicais e suas variações. Como se dá a construção do sentido da história? Que elementos estão associados e estabelecem a progressão do enredo? Que o efeito o vídeo produziu em você? A que você atribui isso?

  10. (...) Como você deve ter percebido, as cores, o movimento, a música, os efeitos de expressão e os gestos, as manifestações corporais, entre outros elementos, constroem um quadro de sentido que seria impossível através unicamente de palavras. Cada detalhe, desde a construção da cidade pelo traçado até as variações de ritmo e tom das melodias, nos permitem perceber os contextos de vida de cada personagem, e promovem, entre outras efeitos, a progressão da história. Sem contar todo os efeitos de tecnologia que foram necessários para dar forma a toda essa construção.

  11. (...) Em síntese, manifesta-se no vídeo aquilo a que podemos denominar de multiplicidade de linguagens; linguagens que, na interação, permitem a concretização de sua função de expressão, interação e comunicação.

  12. REGISTRANDO O nosso dia-a-dia está marcado por essa multiplicidade de linguagens apesar de, na maioria das vezes, não estarmos atentos a essas manifestações. Pois bem, convidamos você a elaborar um texto apresentando a caracterização das diferentes manifestações de linguagem na sua rotina diária com sua família, amigos e alunos. Considere, nessa caracterização, os mundos dos sujeitos que participam dessa rotina.

  13. (...) FINALIZANDO Agora que já promovemos algumas reflexões sobre a linguagem, ou se você preferir, sobre as linguagens e seu lugar na nossa vida; agora que você se situou nesse mundo permeado por linguagem, consideramos importante que você reflita sobre o assunto do ponto de vista de seu papel como professor(a).

  14. Para isso, solicitamos que você pense o mundo da linguagem na escola e que você, como produção final desta semana de estudos, possa apontar que linguagens estão presentes no mundo escolar, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, e no que seu trabalho daqui por diante pode mudar diante desse novo quadro.

  15. DICA - Retome o registro inicial com as suas concepções prévias sobre linguagem antes de realizar o trabalho. - Reflita sobre as mudanças que ocorreram na suas concepções ao longo do estudo desta semana.

More Related