1 / 29

Cordão Sanitário

Cordão Sanitário.

abel
Download Presentation

Cordão Sanitário

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cordão Sanitário

  2. * Na Europa, a crise do liberalismo foi combatida com a organização de Estados forte, com alta concentração de poderes da mão dos governantes (Nacionalistas e Totalitários).Características:* Oposição a qualquer revolução social;* Forte autoritarismo e hostilidade dos princípios liberal-democráticos;* Incentivo ao sentimento nacional.

  3. * Em 1922, Benito Mussolini, o líder do Partido Fascista Italiano, organizou a chamada Marcha sobre Roma. * Cinqüenta mil milicianos fascistas (Camisas Negras), ocuparam a capital italiana, exigindo a nomeação de um governo presidido por Benito Musolini. * Diante da pressão, o rei Victor Emanuel III, após a renúncia de seu primeiro ministro, permitiu que os fascistas organizassem um novo gabinete. FASCISMO

  4. * Em 1924, Mussolini disputou eleições e venceu.* Mussolini eliminou o seu principal opositor (Matteoti), e em 1925 implantou a ditadura do Duce.* Concentrou o poder executivo, proibiu a liberdade de expressão, fechou os jornais, sindicatos e partidos de oposição e criou a polícia secreta OVRA, principal responsável pela perseguição e eliminação dos comunistas. “Tudo pelo Estado, nada contra o Estado, nada acima do Estado”.“Acredite! Obedeça! Lute!”.

  5. * A ascensão do Nazismo ao poder na Alemanha, tem origens na própria derrota alemã na Primeira Guerra Mundial.* Após a queda do Império Alemão, foi organizado a República de Weimar, que não possuía apoio dos nacionalistas e era responsabilizada pelo acordo desfavorável de Versalhes.* O presidente da República, Hindenburgo, era apontado como incapaz e fraca de debelar a crise. NAZISMO

  6. * Em 1919, o Movimento Espartaquista, facção de esquerda radical do Partido Social-democratas, tentou depor o governo e instaurar um governo de inspiração bolchevique.* Movimento foi reprimido e os líderes Rosa Luxemburgo e Karl Liebkenecht, assassinados.

  7. * Ainda em 1919 foi fundado o Partido Nacional Socialista do Povo Alemão (NASDAP).* Em 1920 o NASDAP teve seu nome mudado para partido Nazista.

  8. *Em 1923, Hitler tentou dar um golpe de estado (Putsh de Munique), e fracassou, sendo condenado à prisão.* Durante sua detenção, escreveu a sua obra célebre, o “Mein Kampft” (Minha Luta).

  9. * Com a crise de 1929, a situação alemã piorou, favorecendo a arregimentação do povo alemão para o Partido Nazista com apoio de empresas estrangeiras, frente a ameaça de crescimento do movimento de esquerda.* Em 1933, Hitler tornou chanceler da Alemanha.* O incêndio do Reichstag Nazista no mesmo ano, foi atribuído aos comunistas, fato que serviu de pretexto para Hitler suspender os direitos individuais e exigir plenos poderes ao Parlamento (Ditadura Legal).

  10. * Hitler perseguiu sindicatos e partidos socialistas e iniciou uma política de expurgos contra democratas, socialistas e judeus.* Em 1935, os judeus foram excluídos da cidadania alemã.* Em 1938, ocorreu a “Noite dos Cristais”, quando grupos Nazistas assassinaram dezenas de judeus e incendiaram residências e sinagogas em toda a Alemanha. Os Judeus começaram a ser mandados aos campos de concentração.

  11. FASCISMO NA ESPANHA *A República havia sido proclamada em 1931, com o fim do governo do rei Afonso XIII. Em 1936, uma frente de esquerda venceu as eleições, proclamando reformas profundas no país.* Frente a possibilidade da tomada de poder pela esquerda, estoura a Guerra Civil Espanhola. De um lado, a maior parte do exército, os monarquistas, o clero, latifundiários e industriais, liderados pelo general franco, formando a Falange. Do outro lado, operários, anarquistas, marxistas e republicanos.

  12. * A Guerra Civil na Espanha, contou com ajuda internacional para os dois lados. Os nazi-fascistas enviaram ajuda à franco e a esquerda recebeu ajuda das Brigadas internacionais, favoráveis à República. * O maior episódio da guerra, o bombardeio de uma aldeia basca pela aviação alemã, foi imortalizada na obra Guernica, do pintor Pablo Picasso.

  13. * Em 1939, as tropas de Franco venceram a batalha com um saldo de um milhão de mortos.* Na década de 70, Franco preparou a transição política com a volta à monarquia. Somente em 1975 a Espanha voltou à democracia.

  14. Para os povos da Europa, a Grande Guerra de 1914 – 1918 fora feita para acabar com todas as guerras do mundo. No entanto, ela não fez mais do que preparar um novo conflito.

  15. O comportamento das nações vencedoras, após a Primeira Guerra, foi vingativo. Procuraram devastar seus antigos adversários, especialmente a Alemanha.

  16. A Liga das Nações, criada com o objetivo de resolver pacificamente os conflitos internacionais, não conseguiu atingir seus objetivos.

  17. A partir de 1930, a situação internacional entrou em nova fase de tensão, acabando com o sentimento otimista das nações européias, que desde 1925 começavam a se recuperar. A crise econômica, iniciada em 1929, acentuou os nacionalismos, fazendo reaparecer uma atmosfera de inquietação. Os países europeus dividiram-se em três blocos: de um lado, isolada, a Rússia Comunista; de outro, as democracias liberais, junto com a Inglaterra e a França; por fim, os Estados Fascistas (Itália e Alemanha).

  18. Ao mesmo tempo, a Alemanha, desrespeitado o Tratado de Versalhes, reiniciava sua produção de armamentos e reorganizava suas Forças Armadas. Em 1935, a Itália invadia a Etiópia (Abissínia).

  19. PACTO DE AÇO • Pacto militar entre a Alemanha e a Itália celebrado a 22 de maio de 1939, nas vésperas da II Guerra Mundial, que definia: Lutar lado a lado pelo seu “espaço vital”. Mussolini e Adolf Hitler

  20. Como o Japão, a Alemanha retirou-se da Liga das Nações, e, violando o Tratado de Versalhes, ocupou a Renânia (região desmilitarizada entre a França e a Alemanha).

  21. Há muito tempo que o Sr. Está aí incomodando minhas afilhadas! Falemos claro: as suas intenções são boas?- Não senhor!- Ah! Pensei que as suas intenções não eram boas... 17/09/1938 Chamberlaim Adolf Hitler

  22. Ainda em 1939, Hitler invadiu a Tchecoslováquia.

  23. Em 1938 anexou a Áustria à Alemanha (Anschluss).

  24. Em agosto de 1939, é assinado o Pacto de não agressão germano-soviético, cujas cláusulas secretas implicam na: PACTO GERMANO-SOVIÉTICO • partilha da Polônia; reconhecendo a hegemonia soviética sobre os Estados Bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia).

  25. Em abril de 1939Hitler exige a anexação de Dantzig, o "corredor polonês", e a concessão de uma rede rodoviária e ferroviária que cruze a província polonesa da Pomerânia. Polonês moscão. Mão de um alemão invocado!

  26. Drôle de Guerre - Em 1º de setembro, a Alemanha marcha sobre a Polônia utilizando a Britzkrieg (guerra-relâmpago), com a conivência da extrema direita polonesa

More Related