1 / 19

Aula Presencial 1 DISCIPLINA EDUAD 028 - Quest es tnico-Raciais na Educa o, Sociologia e Hist ria Professor Fernando

DISCIPLINA EDUAD 028 Quest

Mia_John
Download Presentation

Aula Presencial 1 DISCIPLINA EDUAD 028 - Quest es tnico-Raciais na Educa o, Sociologia e Hist ria Professor Fernando

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Aula Presencial 1 DISCIPLINA EDUAD 028 - Questões Étnico-Raciais na Educação, Sociologia e História Professor Fernando Seffner Pólo Gravataí Março de 2009

    3. Roteiro da nossa aula Conceitos chave para abordagem das questões étnico raciais na escola. Identidade, identidade cultural, interpelação, diferença, representação, processos de inclusão e exclusão, diversidade, currículo, poder, poder de representar o outro, escola como espaço público, direitos humanos, grupos de pertencimento e estratégias de pertencimento, ancestralidade, corpo e corporalidade. Metodologias de trabalho que vamos utilizar ao longo da disciplina (reflexão sobre a sua trajetória e seus valores, e reflexão sobre o que se observa na escola). Esta é uma aula teórico conceitual, de estudo e reflexão pessoal, dirigida ao sujeito professor(a). Não é oficina.

    4. Sobre identidades Identidades culturais. Identidades psicológicas e biológicas. Cultura como produção de significados simbólicos. Cultura e relações de poder. Identidades e relações de poder.

    5. Sobre identidades Fluidas; Múltiplas; Contraditórias; Superpostas; Interpelação; Apego temporário; Ordenadas em função de narrativas; Identidade e produção da diferença; Não fixas; Não tem a ver apenas com a idéia de idêntico; Identidade e diferença; Identidade posição de sujeito. Não há um sujeito centrado, unificado.

    6. Identidade posição de sujeito Interpelação de raça; Etnia; Gênero; Sexo; Pertencimento religioso; Geração ou faixa etária; Nacionalidade; Região; Renda ou classe econômica; Profissão; Nível escolaridade; Não há uma substância na identidade cultural.

    7. Identidade posição de sujeito Interpelação de raça; Etnia; Gênero; Sexo; Pertencimento religioso; Geração ou faixa etária; Nacionalidade; Região; Renda ou classe econômica; Profissão; Nível escolaridade; Não há uma substância na identidade cultural.

    8. Um exemplo: produção de identidades masculinas De que forma operam: a religião, a preferência sexual, a faixa etária, a profissão, o nível de renda, o estado civil, o nível de escolaridade, a força física na produção de identidades masculinas? Qual identidade masculina é hegemônica em termos culturais? Como questões de raça e etnia impactam a produção das masculinidades?

    9. Identidade e corpo Atividade 1: Qual é a parte do corpo mais diretamente relacionada à identidade? Observe seu rosto com o espelho, anote os traços principais. Converse com uma colega ao lado, e liste as características identitárias que lhe definem, a partir desta observação do rosto no espelho. O que se pode dizer de você a partir do rosto?

    10. Ancestralidade e grupos de pertencimento Nossa identidade cultural tem íntima relação com nossa ancestralidade. Grupos de pertencimento e estratégias de pertencimento: Pertencimento de sangue (leis regulatórias, casamento, família, herança,) Pertencimento de livre escolha (amizade, profissão, etc.)

    11. Grupos de pertencimento e identidade Atividade 2: Coloque sobre a classe as fotos trazidas de casa. Descreva que grupos de pertencimento são estes, e qual a importância deles na sua vida. Você ainda pertence a eles? Observe as fotos dos colegas, e comente seus pertencimentos. Comentários em grande grupo.

    12. Nacionalidade e pertencimento étnico racial Atividade 3 No exame de seu rosto, e nas fotos trazidas, o que se pode saber da nacionalidade e do pertencimento étnico racial? Atividade 4 Você identifica questões problemáticas em relação ao pertencimento étnico e racial em sua escola?

    13. Escola e currículo Currículo é trajetória, percurso, narrativa. Ao estabelecer um currículo, selecionamos identidades, tradições, histórias. O currículo é feito para produzir identidades. Pensar o próprio tempo, o tempo do aluno. Tornar-se alguém a partir da reflexão do tempo presente. Formar uma identidade. Reconhecer-se. Produzir-se enquanto sujeito. Educação.

    14. Escola, inclusão e diversidade Como pensar o desafio da inclusão na escola? Como mudar a idéia de que a diversidade pode ser um valor, e não um empecilho? É possível incluir um grupo sem excluir outro? A diferença entre acesso e inclusão. As políticas públicas de inclusão, os grupos que “merecem” ou não ser incluídos.

    15. Escola, inclusão e diversidade: a sala de aula Para incluir, o que é necessário: mudar os métodos pedagógicos? Mudar os conteúdos? Mudar as competências e habilidades que exigimos? Temos que reconhecer que a escola em que estudamos, e a escola em que lecionamos, foram feitas pensando num padrão de aluno homem, branco, classe média, católico. A escola pública é laica.

    16. Questões étnico raciais A disciplina vai focar em questões étnico raciais, mas utilizando os conceitos de identidade, identidade cultural, representação, diferença, poder, ancestralidade, etc. que servem à discussão também de questões de gênero, por exemplo, ou de questões de sexualidade. Fique atento à situações em sua escola, notícias de jornal, episódios de TV, diálogos familiares, onde questões étnico raciais estejam sendo abordadas.

    17. Conteúdos programáticos da disciplina I- sensibilização acerca de si e do outro, as diferenças que compõe os grupos familiares e os grupos de convivência. ancestralidade II - diversidade na escola: mosaico étnico-racial III – concepções de afro-descendente: identidade étnica; ethos africano na educação; história e cultura africana e dos afro-descendentes no Brasil; IV - concepções de índio - história dos povos indígenas - cartografia indígena no rio grande do sul. V - narrativas tradicionais, oralidade e propostas didático-pedagógicas (narrativas indígenas e africanas)

    18. Avisos, lembretes, tarefas Tutores vão enviar periodicamente notícias e pequenos informes sobre questões étnico raciais do momento, no Brasil, e talvez no exterior; As notícias serão postadas em um blog, os tutores vão enviar o endereço web; Tutores vão postar estes slides no webfolio, e todo podem copiar para si; Tutores vão indicar vídeos curtos do YouTube para ilustrar algumas questões étnico raciais.

    19. Avisos, lembretes, tarefas Nossa próxima aula presencial: 19 de maio (dedicada ao aprofundamento conceitual, e atividades de oficina) Vamos agendar uma aula presencial no final do semestre, para apresentação de trabalhos e avaliação. Enfatizamos: o tema é para ser refletido de modo individual, pessoal, e para ser pensado no âmbito do exercício profissional, como professor(a).

    20. Saudação final Obrigado pela atenção. Que tenhamos todos e todas um ótimo aprendizado na disciplina.

More Related