1 / 17

O nosso esqueleto

O nosso esqueleto . Introdução. Para adquirirmos mais conhecimentos sobre o esqueleto decidimos escolher esse tema. Procuramos estudá-lo o melhor possível, pois assim, quando for dado na disciplina de Ciências da Natureza compreenderemos melhor a matéria. A história do esqueleto.

Jimmy
Download Presentation

O nosso esqueleto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O nosso esqueleto

  2. Introdução Para adquirirmos mais conhecimentos sobre o esqueleto decidimos escolher esse tema. Procuramos estudá-lo o melhor possível, pois assim, quando for dado na disciplina de Ciências da Natureza compreenderemos melhor a matéria.

  3. A história do esqueleto A origem biológica do esqueleto está na membrana celular que foi ficando cada vez mais dura conforme ia progredindo a escala evolutiva dos seres vivos. Com excepção dos peixes, o esqueleto serviu para os animais saírem do mar e se instalarem em terra. Depois, os seres vivos iniciaram as posições erguidas e no final, apareceu o homem que, plenamente apoiado sobre as duas estruturas ósseas das suas extremidades inferiores, pôde deixar de olhar para o solo como os quadrúpedes, para dirigir o olhar para o vasto panorama do Universo.

  4. Como se desenvolvem os ossos Os ossos apresentam três etapas: Estado mucoso: aquele que apresenta os ossos antes do nascimento, quando mais pouco são que uma gelatina espessa. Estado cartilaginoso: é o estado que precede a consistência definitiva. É o que apresentam os bebés quando nascem, até à primeira fase de ossificação. Ossificação: é o estado definido em que o osso adquire a sua dureza total.

  5. O corpo humano O corpo humano é constituído por três partes fundamentais: a cabeça, o tronco e os membros. Em cada uma destas partes distinguem-se diferentes regiões: Ossos da Cabeça Ossos do tronco Ossos dos membros

  6. A Cabeça A cabeça está ligada ao tronco pelo pescoço e nela se integram o crânio, que corresponde à parte coberta da cabeça e a face onde se encontra as orelhas, os olhos, o nariz e a boca.

  7. Os ossos da cabeça Os ossos da cabeça formam o crânio e a face. O crânio é formado por diversos ossos que protegem o cérebro. A face é constituída por catorze ossos. Na face estão os maxilares. Por sua vez, nos maxilares encontram-se os dentes.

  8. O tronco O tronco ao qual se ligam os membros compreende a face ventral constituída pela caixa torácica e o abdómen e a face dorsal constituída pela região dorsal e a região lombar.

  9. Os ossos do tronco Os ossos do tronco são formados pelos ossos da coluna vertebral e da caixa torácica. A coluna vertebral é constituída por trinta e três ossos curtos, chamados vértebras. As vértebras protegem a espinal, medula, que é um órgão muito delicado e muito importante para o nosso corpo, porque comanda a respiração, os batimentos do coração e outras funções vitais. A caixa torácica é formada pelas costelas, pelo esterno, pelas omoplatas e pelas clavículas. Estes ossos, em conjunto, protegem o coração e os pulmões.

  10. Os Membros Os membros, devido à posição vertical assumida pelos humanos, denominam-se membros superiores e membros inferiores. Os membros superiores compreendem a espádua, o braço, o antebraço e a mão onde de distinguem o punho, a palma da mão e os dedos. Este membro é caracterizado pela sua mobilidade, sobretudo pela da mão em virtude da oponibilidade do dedo polegar aos outros dedos, por isso se diz que o membro superior está adaptado à preensão.

  11. Os ossos dos membros Os ossos dos membros são constituídos pelos ossos dos braços, mãos, pernas e pés. O braço é formado pelo cúbito e pelo rádio. A perna é composta pelo fémur, pela tíbia e pelo perónio. O fémur é o osso mais comprido do nosso esqueleto. As mãos e os pés são constituídos por pequenos ossos, as falanges, que correspondem a cerca de metade dos ossos do nosso corpo. Nos membros, os ossos unem-se uns aos outros através de importantes articulações: ombro, cotovelo, pulso, anca, joelho e tornozelo.

  12. Quantidade dos Ossos No corpo humano há 206 ossos. Alguns ossos estão unidos de forma a não se moverem; outros estão através de articulações, permitindo-lhes o movimento.

  13. As formas dos Ossos Os ossos têm várias formas e tamanhos. Exteriormente são brancos e duros, e no seu interior são moles e esponjosos, ou seja, parecem-se com uma esponja. Tipos de ossos: Longos: formados por uma parte comprida e extremidades arredondadas. São formados por ossos como: o fémur, a tíbia entre outros. Curtos: são aqueles com o comprimento igual à largura, como por exemplo : o carpo e o tarso. Achatados: quando a sua espessura é menor do que o seu comprimento, como por exemplo: a omoplata e o coxis.

  14. O que são as articulações Uma articulação é uma união entre dois ossos. Há três tipos de articulações: Móveis – são a maioria. Os ossos destas articulações não se movem mais porque estão unidos por cordões chamados ligamentos. Semi – móveis - quando o movimentos dos ossos é muito limitado, como no caso das vértebras que formam a coluna a vertebral. Fixas – em algumas articulações, os ossos estão muito unidos entre si e não se movem. É o caso dos ossos do crânio.

  15. Para que serve o esqueleto As funções do esqueleto são as seguintes: Suster e dar forma ao corpo. Proteger alguns órgãos internos, como o cérebro, o coração, os pulmões, a bexiga, os rins … Permitir os movimentos, em conjunto com os músculos. Reserva de sais minerais, porque funciona como uma reserva de substâncias como o cálcio e o fósforo.

  16. Conclusão Este trabalhoserviu para ficarmos a conhecer melhor o esqueleto e o nosso corpo. Sem o esqueleto não conseguíamos fazer nada, por isso devemos cuidar bem dos nossos ossos fazendo uma alimentação rica em cálcio e fósforo, para termos ossos fortes e resistentes.

  17. Trabalho elaborado por:

More Related