1 / 15

Seminário Preparatório para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Seminário Preparatório para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Tema: A Participação Social na Promoção da Igualdade e Valorização da Diversidade: Gênero,Raça/Etnia, Procedência Regional, Pessoa Portadora de Deficiência e Orientação Sexual

Download Presentation

Seminário Preparatório para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Seminário Preparatório para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Tema: A Participação Social na Promoção da Igualdade e Valorização da Diversidade: Gênero,Raça/Etnia, Procedência Regional, Pessoa Portadora de Deficiência e Orientação Sexual Subtema: Orientação Sexual de Crianças e Adolescentes Brasília, 12 de Agosto de 2005.

  2. O ESTRUTURAÇÃO – Grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros de Brasília, é uma ONG, sem fins lucrativos, com 11 anos de existência. A nossa MISSÃOé Promover e defender a qualidade de vida de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Trangêneros do DF por meio do fortalecimento de sua auto-estima e incentivo ao pleno exercício da sua cidadania.

  3. AÇÕES E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: • Em Direitos Humanos: manifestações, mobilizações, palestras educativas e informativas. • Ganhador do Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2003. • - Prevenção DST/Aids: Projetos com Travestis e Michês profissionais do sexo e para a população homossexual do DF. • - Auto-estima e Cidadania: reuniões todos os dias da semana, CinEstruturação, e reuniões com Pais e Parentes de Homossexuais.

  4. NÚCLEOS DO ESTRUTURAÇÃO 1-DE LÉSBICAS 2- DE AFRO-DESCENDENTES 3-DE BISSEXUAIS (BIS) 4-DE JOVENS(OI) 5- DE TRANSGÊNEROS E TRANSEXUAIS 6- DE SURDOS E SURDAS

  5. Conceito de Homossexualidade: São homens e/ou mulheres que orientam o seu desejo afetivo-sexual por pessoas do mesmo sexo. “É um jeito de ser que não pode ser de outro jeito” Marta Suplicy

  6. PRECONCEITO: Idéia preconcebida, intolerância. Uma  opinião que é aceita  sem contestação e com tanta força que resiste a qualquer argumento racional. O preconceito enraíza-se maisfacilmente naqueles que já estão favoravelmente predisposto a aceitá-lo. DISCRIMINAÇÃO: Ação de tratar de modo diferente, injusto e desigual aqueles que deveriam ser tratados de maneira igual baseados em critérios normalmente aceitos  nos paísescivilizados. É a conseqüência do preconceito.

  7. REFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS e LEGAIS: 1- CONSTITUIÇÃO FEDERAL : Artigo 3º Promover o bem de todos e todas sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Artigo 5ºTodos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza Artigo 227... É dever da família,da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente ... O direito à vida, à saúde ... À dignidade,, ao respeito à liberdade ... Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação... Violência, crueldade e opressão . 2- Lei Orgânica Do DF: Artigo 2º parágrafo Único, Ninguém pode ser discriminado por raça, idade e orientação sexual. ( Lei nº 2.615 / 00). 3- Conselho Federal de Medicina em 1985, retira a palavra Homossexualismo da classificação de doenças. 4- Conselho Federal de Psicologia, em 1999, lança uma portaria: caracteriza infração ética os Psicólogos que “Curam” Homossexuais. 5- Dia 25 / 05, o Governo Federal lança o Programa Brasil sem Homofobia.

  8. DIVERSIDADE SEXUAL: • Homossexual masculino, gay, boiola, “bicha”, “viado” • Homossexual feminino, lésbica, entendida, “sapatão”. • Bissexuais masculinos e bissexuais femininos. • IDENTIDADE DE GÊNERO • Transgêneros, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS MASCULINOS E FEMININOS.

  9. Homossexualidade: MITOS E ESTIGMAS • O poder de influenciar as crianças/adolescentes. • Ligar a casos de pedofilia. • Todo gay quer ser mulher e toda lésbica quer ser homem. • São “promíscuos” e pensam em sexo 24 h. • É uma aberração, uma pouca-vergonha.

  10. HOMOSSEXUALIDADE X HOMOSSEXUALISMO SEXO BIOLÓGICO X PAPÉIS DE GÊNERO ORIENTAÇÃO SEXUAL X OPÇÃO SEXUAL

  11. VULNERABILIDADE SOCIAL : Violências psicológicas, físicas, intrafamiliar ( invisibilidade), bullying.( ambiente escolar) baixa-auto estima, isolamento social, saúde mental comprometida. Homofobia internalizada

  12. SUPERAÇÃO DA HOMOFOBIA: VISIBILIDADE ( Paradas) Fortalecimento da auto-estima e das identidades( espaços de convivência homossexual p/ compartilhar experiências, trocar informações, exercitar a afetividade. EDUCAÇÃO SEXUAL ( SEXUALIDADE X SEXO, RELAÇÕES DE GÊNERO, AMPLIAR OS PAPÉIS SOCIAIS DE MENINOS E MENINAS) EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

  13. DESAFIOS/ESTRATÉGIAS: Sensibilizar os atores que compõem a rede de atenção à criança e ao adolescente e incorporar em suas agendas políticas a promoção e proteção da diversidade sexual como direito humano. Articular e Efetivar Parcerias solidárias entre ONGs GLBTs e ONGs de defesa e promoção dos direitos da criança e adolescente na formulação e fiscalização das políticas públicas que ampliem e consolidem o ECA.

  14. BEIJAÇO NO LIBANUS

More Related