1 / 21

Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo

Quem foi Piaget?. Jean Piaget nasceu em Neuch

Ava
Download Presentation

Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo

    3. Vida Profissional Menino prodígio, aos 11 anos, publicou seu primeiro artigo sobre a observação de um pardal albino; Foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo; Trabalhou como psicólogo experimental em Zurich; Em 1919, Piaget mudou-se para a França onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet; O ano de 1919 foi o marco em sua vida. Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas; Em 1921, Piaget voltou a Suíça e tornou-se diretor de estudos do Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra;

    4. Aos 27 anos, escreveu o seu 1º livro de psicologia:A Linguagem e o Pensamento na Criança; Iniciou o maior trabalho de sua vida, observando crianças brincando e registrando meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas; Fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética; Vale ressaltar que ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 100 livros e 600 artigos; Até morrer, Piaget estudou, escreveu, participou de congressos, polêmicas e debates públicos. Foi uma personalidade destacada, pela forma empenhada, crítica, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações.

    6. Os indivíduos em desenvolvimento se formam e constroem o mundo em torno de si. Organizam impressões sensoriais e as transformam ativamente dentro de suas estruturas cognitivas. São determinantes dos estágios sucessivos de desenvolvimento: aptidões herdades e a interação da criança com o ambiente.

    7. Mecanismos de Crescimento em Humanos e Animais: Organização

    8. Organização – são aptidões de transformar e combinar inputs sensoriais distintos em estruturas. Adaptação – possibilita ao indivíduo responder aos desafios do ambiente físico e social. Ou seja, é o período que a pessoa assimila e se acomoda ao novo.

    9. Processos da adaptação: assimilação e acomodação. Assimilação – consiste no processo mental pelo qual os dados das experiências se incorporam aos esquemas de ação e aos esquemas operatórios existentes, num movimento de integração do meio no organismo.

    10. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo está sempre passando por equilíbrios e desequilíbrios. Este processos são fundamentais para cada estágio de desenvolvimento ao longo da vida.

    12. Os estágios do desenvolvimento cognitivo Estágio I – Sensoriomotor

    13. Sensoriomotor (0 a 2 anos)

    14. Pré-operacionacional (2 a 7 anos) Se dá o desenvolvimento e a expansão da linguagem Egocentrismo – incapacidade de aceitar idéias do outro Fracasso em conservar quantidade e outras coisas Distingue imagem palavra ou símbolo

    15. Pré-operacionacional (2 a 7 anos)

    16. Operações concretas (7 a 11 anos) As ações cognitivas, o pensamento lógico está relacionado aos objetos concretos Seu pensamento ainda é limitado. Não consegue pensar abstratamente sobre as possibilidades futuras.

    17. Operações concretas (7 a 11 anos)

    18. Operações Formais (11 anos em diante) Atinge o estágio mais avançado de operações cognitivas. Consegue pensar logicamente sobre coisas abstratas É capaz de operações mentais sob forma simbólica e são realizadas operações sobre idéias como coisas. Comparações, contrastes, deduções e inferências a partir de conteúdo educacional, em e de coisas e eventos concretos.

    19. Operações Formais (11 anos em diante)

    20. Piaget não aponta respostas sobre o quê e como ensinar,  mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas.

    21. Equipe:

More Related